HOME

DevOps

DevOps

A definição de DevOps abrange uma combinação de fatores que torna o dia a dia das empresas de diversos setores muito mais práticos, velozes e produtivos. O nome DevOps combina o setor de desenvolvedores (Dev) e o de operações (Ops).
A partir de uma combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas, as empresas passam a distribuir seus aplicativos e serviços em altíssima velocidade e é possível aperfeiçoar e otimizar os produtos em um ritmo maior do que nos processos tradicionais. Com tamanha velocidade, as empresas que adotam uma prática DevOps se destacam ao atender melhor seus clientes e competem de forma mais eficaz em um mercado cada vez mais competitivo. Desta forma, se torna cada vez mais urgente e uma prioridade a adoção da prática DevOps em diversas empresas.

Conheça dataRain Consulting

Benefícios do DevOps

Adotar a prática DevOps traz consigo diversos benefícios e vantagens, como:
• Velocidade: Com a prática DevOps, é possível inovar, adaptar-se melhor a mercado dinâmicos e aumentar a geração de resultados comerciais de forma mais eficiente. Tudo isso é possível graças à velocidade com que as ferramenteas de DevOps implementa no seu time.
• Confiabilidade e segurança: A confiança em seus aplicativos, produtos e serviços é de extrema importância. A partir das ferramentas DevOps, as atualizações e alterações nos produtos se tornam mais confiáveis, seguras e auditáveis e em conformidade com diversas políticas como: HIPPA, ISO, SOC, entre outras.
• Escala: Com produtos e aplicativos se tornando cada vez maiores e complexo, é necessário operar e gerenciar os processos de infraestrutura e desenvolvimento de forma automática, constante e eficiente. O DevOps é a principal ferramenta no mercado atualmente para ajudar sua empresa a gerenciar seus ambientes de implantação, teste e produção.

Observabilidade e DevOps

A observabilidade é um conceito fundamental no contexto do DevOps, pois está intrinsecamente relacionada à capacidade de entender, medir e depurar sistemas complexos. Ao combinar os princípios da observabilidade com a abordagem colaborativa do DevOps, as equipes de desenvolvimento e operações podem impulsionar a eficiência e a confiabilidade do desenvolvimento de software de maneira significativa.

Em um ambiente DevOps, a observabilidade é essencial para garantir que as equipes tenham uma visão completa do sistema em todas as fases do ciclo de vida do software. A observabilidade é alcançada por meio de práticas como o monitoramento contínuo, a coleta e análise de métricas, registros (logs) e rastreamento de transações. Esses aspectos fornecem às equipes insights valiosos sobre o desempenho, a estabilidade e a qualidade do sistema.

Práticas DevOps

As práticas DevOps são muitas, mas as mais utilizadas no mercado são:
• Integração contínua
• Entrega contínua
• Microsserviços
• Infraestrutura como código
• Monitoramento e registro em log
• Comunicação e colaboração

Na imagem ao lado, por exemplo, vemos uma arquitetura muito comum de se implantar:
• Um usuário do IAM pertencente à equipe de engenharia do DevOps faz login na AWS Command-line Interface (AWS CLI) de uma máquina local usando um segredo do IAM e uma chave de acesso.
• Em seguida, o usuário IAM assume a função IAM para as atividades correspondentes – AWS Code Commit, AWS CodeBuild, AWS CodeDeploy, AWS CodePipeline Execution e implanta o código para pré-produção.
• Um AWS CodePipeline típico é composto por estágios de criação, teste e implantação. No estágio de compilação, o serviço AWS CodeBuild gera a pilha de modelos Cloudformation (template-export.yaml) no Amazon S3.
• No estágio de implantação, o AWS CodePipeline usa um modelo do CloudFormation (um arquivo yaml) para implantar o código de um bucket S3 contendo os endpoints da API do aplicativo por meio do Amazon API Gateway no ambiente de pré-produção.
• A etapa final no fluxo de trabalho do pipeline é implantar as alterações de código do aplicativo no ambiente de produção, assumindo a função IAM de produção do STS.

Ferramentas DevOps

Para que um modelo DevOps seja implantado com sucesso, é necessário que ferramentas eficazes sejam usadas pelas equipes para que a entrega de serviços se torne rápida e confiável. Através dessas ferramentas, tarefas manuais são automatizadas, equipes conseguem gerenciar ambientes complexos em escala e os engenheiros auxiliam a manter a alta velocidade fornecida pelo DevOps. A dataRain, em conjunto com a AWS, disponibiliza serviços totalmente projetados e voltados para a prática DevOps e que são criados e desenvolvidos para serem usados em conjunto com a Nuvem AWS. Comece a usar os serviços e práticas DevOps e eleve o nível, a rapidez e a confiabilidade da sua empresa.

Clientes

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO