HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Amazon Managed Service for Prometheus

 

A Amazon Web Services (AWS), anunciou a disponibilidade geral de Amazon Managed Service for Prometheus. Um serviço escalonável, seguro e altamente disponível, que torna mais fácil para os clientes monitorarem aplicativos em contêineres. Ele é totalmente compatível com o Prometheus de código aberto e fornece o mesmo modelo de dados de série temporal familiar. Além do Prometheus Query Language (PromQL) que os clientes usam hoje para monitorar aplicativos em contêineres. Não há compromissos ou taxas iniciais para usar o novo serviço e os clientes pagam apenas pelas métricas operacionais que ingerem, armazenam e consultam.

Como um serviço totalmente gerenciado, o Amazon Managed Service for Prometheus dimensiona automaticamente a infraestrutura necessária para ingerir, armazenar e consultar métricas operacionais de aplicativos em contêineres. O serviço também se integra ao AWS Identity and Access Management (IAM) e ao AWS CloudTrail, para permitir que os clientes controlem e auditem mais facilmente o acesso aos dados.

Uso de contêineres

Segundo a empresa, cada vez mais clientes estão usando contêineres para construir aplicativos modernos, porque os contêineres permitem melhorar a utilização de recursos e reduzir custos. Os contêineres normalmente são executados por um curto período de tempo, compartilham recursos de infraestrutura e produzem um grande volume de métricas operacionais. O que os torna difíceis de monitorar usando ferramentas tradicionalmente projetadas para aplicativos executados em servidores bare metal ou virtuais.

Como resultado, os clientes muitas vezes se esforçam para entender a integridade e o desempenho de aplicativos em contêineres em escala e podem demorar para responder a alarmes ou problemas quando eles ocorrem. Isso pode levar a interrupções de aplicativos e experiências de usuário final abaixo do ideal.

Benefícios

Para superar esse desafio, muitos clientes usam o popular projeto de código aberto Prometheus para monitorar seus aplicativos. O Prometheus é otimizado para armazenar métricas operacionais de aplicativos em contêineres e os clientes podem facilmente configurar alertas para possíveis problemas de aplicativos. No entanto, dimensionar o Prometheus com segurança em vários servidores e configurá-lo para alta disponibilidade pode exigir muito trabalho manual. Além de requerer a junção de ferramentas adicionais de código-fonte aberto e de terceiros.

Assim que o Prometheus estiver em execução, os clientes devem investir tempo corrigindo e atualizando o sistema e quaisquer ferramentas adicionais que usem continuamente. Os clientes também precisam investir um tempo significativo de engenharia para otimizar como o Prometheus usa os recursos de memória e armazenamento para melhorar os tempos de resposta às consultas e manter os custos baixos.

Amazon Managed Service for Prometheus

O Amazon Managed Service for Prometheus é um serviço de monitoramento escalonável, seguro e altamente disponível para aplicativos em contêineres. Gerencia automaticamente a infraestrutura necessária para ingerir, armazenar e consultar métricas operacionais para atender às demandas de monitoramento de aplicativos e infraestrutura.

Ele é totalmente compatível com o Prometheus de código aberto, e os clientes podem usar o mesmo modelo de dados de série temporal familiar e código PromQL para consultar métricas operacionais. Os clientes podem enviar métricas operacionais para os serviços de contêiner AWS com apenas alguns cliques.

“Os clientes adoram o Prometheus. Isso porque ele foi desenvolvido especificamente para lidar com as necessidades de aplicativos em contêineres. Mas eles próprios acham difícil e demorado gerenciar e executar o Prometheus em escala”, disse Nandini Ramani, VP de Monitoramento e Observabilidade da AWS. “Com o Amazon Managed Services for Prometheus, os clientes têm acesso a um serviço de monitoramento escalonável, seguro e altamente disponível, que é otimizado para aplicativos em contêiner em execução na AWS e no local. Ele libera os clientes do trabalho pesado para que possam se concentrar na criação de aplicativos modernos, que os ajudem a fornecer experiências novas e inovadoras aos usuários finais”, finalizou.

Este artigo foi publicado em  Infor Channel

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO