HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

AWS lança serviço para montar rede privada de 5G

AWS anunciou essa semana o lançamento de um novo serviço, AWS Private 5G. Que permitirá às empresas clientes montarem redes privadas de 5G em poucos dias.

AWS Private 5G

“É um novo serviço que torna fácil montar e gerir a sua própria rede móvel”, disse o CEO Adam Selipsky, no arranque do evento anual AWS Re: Invent, que decorre esta semana em Las Vegas. “Pode fazê-lo em dias, em vez de meses. Consegue todos os benefícios da tecnologia móvel sem as dores dos ciclos longos de planeamento, integrações complexas e preços elevados à partida”, frisou.

Sobre o serviço

Segundo explicou o executivo, para usar o serviço a empresa cliente só tem de decidir onde quer construir a sua rede e especificar a capacidade. A AWS envia então todo o equipamento necessário – hardware, software e cartões SIM. “Quando estão ligados, a rede 5G simplesmente autoconfigura-se e pode cobrir tudo desde o escritório corporativo ao campus, o chão de fábrica ou armazém”, descreveu Selipsky. “Põe os cartões SIM nos dispositivos e voilá, liga-se tudo.”

Dessa forma, a empresa pode encomendar mais capacidade e mais dispositivos e ainda assim gerir permissões de acesso a partir da consola de gestão AWS. Sendo que não há cobranças adicionais ligadas ao número de dispositivos ou de utilizadores.

Rede privada de 5G

Nesse sentido, segundo o CEO “Com o Private 5G nem sequer precisa de uma licença de espetro”. “Não há nada como o AWS Private 5G neste momento”, reforçou, descrevendo o serviço como uma “one-stop-shop” que permite começar pequeno e escalar até onde for preciso.

O lançamento deste serviço, segundo Selipsky, vai resolver a complexidade de implementar uma rede privada de 5G, que é um dos principais aliciantes da nova geração móvel. Até então, fazê-lo “leva muito tempo” e é “um processo complicado que requer conhecimento de telecomunicações”, frisou. “É preciso trabalhar com múltiplos fornecedores, milhares de dispositivos. Não é fácil.”

Por fim, podemos dizer que a AWS parece querer impulsionar a adoção de 5G para casos de uso empresariais da mesma forma que fez com a nuvem, um percurso que ocupou a primeira parte da apresentação de Adam Selipsky.

Este artigo foi  publicado por Dinheiro Vivo

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO