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Case: Zé Delivery sustenta seu crescimento com AWS

 

A Zé Delivery estava enfrentando um grande desafio: seu único banco de dados não era capaz de lidar com o crescimento exponencial que a empresa vivenciou em 2020 à medida que o comportamento dos consumidores mudou desenfreadamente em resposta à pandemia de COVID-19.

Os recursos de banco de dados da empresa não eram elásticos o suficiente para gerenciar de forma econômica os picos regulares na demanda que ocorriam nos finais de semana, em noites de futebol às quartas-feiras e em outras ocasiões. Ao migrar sua infraestrutura de persistência de dados de uma arquitetura monolítica para uma infraestrutura nativa da nuvem mais ágil e elástica na Amazon Web Services (AWS), a Zé Delivery pôde continuar a oferecer uma experiência de usuário de alta qualidade e, ao mesmo tempo, sustentar a explosão do crescimento.

Possibilitar a elasticidade na nuvem

A Zé Delivery projetou sua infraestrutura de dados inicial para ser simples e estável, mas as suas necessidades começaram a mudar rapidamente à medida que a empresa crescia. Ela usa a AWS como infraestrutura de suporte desde 2016. Naquela ocasião, apenas três engenheiros da empresa usavam as ferramentas da AWS. “Percebemos que, contando com a AWS, poderíamos fazer mais com menos pessoas”, diz Marcelo Malcher, diretor de tecnologia da Zé Delivery.

Em 2019, a empresa expandiu o uso da AWS, migrando seu banco de dados existente para o Amazon Aurora, um rápido banco de dados relacional desenvolvido para a nuvem. “Isso nos permitiu distribuir a carga de leitura para até 16 instâncias de banco de dados sincronizadas quando necessário, para que pudéssemos lidar com um número maior de pedidos e solicitações”, diz João Filipe Storarri, engenheiro sênior de back-end da Zé Delivery.

Expandir os recursos da nuvem para atender ao disparo na demanda

“No início de 2019, estávamos entregando cerca de 20.000 pedidos mensais”, diz Malcher. “Por volta de dezembro, estávamos processando 350.000 pedidos mensais. Foi um ano incrível para nós.” A empresa esperava que seu progresso constante continuasse durante 2020. Em vez disso, o número de usuários e pedidos disparou. “Todo mundo estava em casa e contando com serviços de entrega como os da Zé Delivery”, diz Malcher. “Tivemos um crescimento enorme. Em abril, ultrapassamos um milhão de pedidos mensais.” Em dezembro de 2020, a Zé Delivery processou 4,5 milhões de pedidos.

O total anual de pedidos da Zé Delivery aumentou de 1,6 milhões em 2019 para 27 milhões em 2020: um crescimento interanual de 1.688%. “Sem o trabalho no Aurora que estávamos fazendo desde 2019, não teríamos conseguido lidar com esse crescimento”, diz Malcher.

Proporcionar inovação em um futuro brilhante

A Zé Delivery continua a aproveitar ao máximo os serviços da AWS, otimizando sua arquitetura para ser ainda mais ágil e eficiente. “A AWS nos oferece a flexibilidade de descobrir qual solução nos ajudará a atender aos nossos clientes da melhor maneira possível”, diz Malcher.

Para ajudar a adicionar funcionalidades poderosas à sua aplicação, a empresa está desenvolvendo uma camada de machine learning com a tecnologia do Amazon SageMaker, um serviço que permite aos usuários preparar, criar, treinar e implantar rapidamente modelos de machine learning de alta qualidade. “Estamos planejando usar o machine learning na AWS para fazer vendas cruzadas e oferecer recomendações para os nossos usuários”, diz Malcher. “Queremos usá-lo para melhorar ainda mais a nossa logística.” O machine learning ajudará a Zé Delivery a comparar e otimizar a performance de cada etapa no seu sistema de entrega.

Para a Zé Delivery, a chave para a inovação é a agilidade. “Não há uma arquitetura perfeita, estamos sempre tentando escolher a tecnologia ideal para a ocasião certa”, diz Malcher. “A AWS tem as tecnologias e os serviços de que precisamos para continuar evoluindo.”

Este artigo foi feito por Blog AWS

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