HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Case de Sucesso: Monitoramento de Gado através de IoT

O Desafio

Uma empresa de cloud estadunidense aceitou o desafio de monitorar a saúde de milhões de animais diretamente de um gado através da solução de IoT, nos Estados Unidos. A estratégia girava em torno de etiquetar os animais, distribuí-los em lotes e processar os dados corporais de cada rebanho através das “tags” inseridas em cada um.

Segundo a empresa, os maiores desafios foram agregar e monitorar os dados, além de diagnosticar ou antecipar ativamente a saúde de cada animal presente no gado, com base nas informações que as etiquetas estavam transmitindo. À medida em que a demanda por esse produto exclusivo crescia, a empresa voltada ao rebanho sabia que precisava de uma implementação de IoT robusta e escalonável para otimizar toda a operação.

A Solução AWS

Dentro do planejamento do projeto, foi implementado uma solução baseada nas melhores práticas da AWS. A infraestrutura foi implantada em um VPC que abrange duas zonas de disponibilidade para redundância de serviço. Os serviços da AWS, como IoT, DynamoDB, Kinesis, Kinesis Firehose, Lambda, S3, WAF, CloudFront e Route53, são aproveitados para fornecer disponibilidade e segurança de classe mundial sem sobrecarga adicional de gerenciamento de TI. Embora todas as instâncias de aplicativo da web e serviços de banco de dados baseados em instância sejam implantados em uma sub-rede privada, apenas instâncias / serviços que requerem acesso externo (como Elastic Load Balancers) são expostos à Internet.

Isso é feito para reduzir a superfície de ataque externa e mover esses riscos para serviços AWS seguros (IoT, NAT Gateway, Elastic Load Balancers). O AWS WAF e o CloudFront fornecem uma camada adicional de proteção contra vulnerabilidades e ataques DDoS. Um ambiente de teste duplicado também foi implantado para validar as versões / mudanças antes da implantação. Os backups de dados são entregues a uma região separada para fins de DR.

A implementação da IoT foi focada na coleta de dados de milhões de tags de sensor anexadas ao gado. Todas as tags enviam mensagens ao AWS IoT com a ajuda de um dispositivo de gateway instalado no local do cliente. Essas mensagens são enviadas ao Kinesis e enriquecidas usando funções Lambda. Lambdas adicionais processam os dados e armazenam os resultados no DynamoDB, RedShift e MySQL RDS para fins de recuperação, análise profunda e visualização / notificação.

Todo o aplicativo de back-end é construído em serviços AWS. O cliente só precisa gerenciar seu código de aplicativo executado pelas funções do Lambda. No front-end, o cliente oferece suporte ao pequeno ASG de servidores que hospedam a IU da Web que os clientes acessam. Seus desenvolvedores agora podem se concentrar nos componentes principais de seu aplicativo, em vez de oferecer suporte à infraestrutura.

Os benefícios

O cliente pode se concentrar no desenvolvimento de seu aplicativo da web e algoritmos de processamento que são o núcleo de seu negócio. A sobrecarga de gerenciamento de TI foi quase totalmente absorvida pelos serviços da AWS. O cliente também pode transmitir dados em vários armazenamentos de dados sem esforço para atender a diferentes casos de uso de consulta / análise. Os modelos CloudFormation e Elastic Beanstalk permitem que o cliente tenha um plano de DR confiável, bem como a capacidade de implantar ambientes de desenvolvimento ad hoc conforme necessário.

Case de Sucesso traduzido feito por ClearScale

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO