HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Delivery aposta na Inteligência Artificial

Amazon Web Series é parceiro de um dos maiores marketplaces de delivery do País, o iFood

Os aplicativos de delivery de refeições e de compras em supermercados estão dinamizando recursos de tecnologia para acompanhar a alta na demanda de pedidos e no número de estabelecimentos parceiros. 

Em 2020, o Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina, segundo dados do site Statista. Sozinho, o país foi responsável por quase metade da venda no continente: 48,77%. Em seguida, aparecem México e Argentina, com 27,07% e 11,85%, respectivamente.

A perspectiva é que o mercado siga crescendo. Durante todo o ano de 2021, a expectativa é que o delivery movimente US$ 6,3 trilhões no mundo todo. Ainda segundo pesquisa do Statista, quase 59% dos entrevistados brasileiros estão dispostos a gastar 5% a mais por entregas rápidas. Outros 16% responderam que pagariam até 10% a mais por um serviço de delivery mais eficiente.

O caso do iFood

O iFood, líder do mercado latino-americano de delivery de comida, expandiu suas atividades, com a aquisição da operação de entregas de supermercados. Hoje são 418% mais estabelecimentos parceiros do que no ano passado.

Para se ter uma ideia, o iFood Mercado tem mais de 5 mil parceiros, inclusive farmácias e lojas para pets. Para se ter uma ideia, somente a operação com supermercados passou de 120 em 2020 para mais de 400 lojas em 2021. Atualmente são mais de 270 mil restaurantes no Brasil, sendo que 110 mil entraram na plataforma nos últimos 12 meses.

Tecnologia para organizar e otimizar pedidos do delivery

Para fazer com que tudo isso funcione, a tecnologia é fundamental. Por isso, a empresa conta com a Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem. Um dos primeiros projetos do contrato envolveu a adoção de algoritmos para prever o tempo de preparação de pratos nos restaurantes e o prazo de deslocamento dos entregadores.

Graças a esta tecnologia, houve redução em 27% do índice de atraso das entregas, enquanto o mapa de distâncias percorridas pelos entregadores foi cortado em 12%, devido à otimização de rotas. A empresa recebe uma média mensal de 60 milhões de pedidos.

Soluções AWS para o delivery

Para suportar a nova estrutura e a alta demanda de processamento, com grande volume de dados, a AWS oferece a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para o fornecimento de informações em tempo real sobre diversas operações da companhia.

A estrutura oferecida pela AWS permite treinar diversos modelos em máquinas do tamanho necessário e, mais que isso, colocar estes modelos em produção de forma simples, sem que seja necessário começar a operação do zero. São ferramentas que facilitam muito a vida do cientista de dados, o tornando o mais produtivo possível.

Soluções aplicadas pelo iFood

Entre as principais soluções utilizadas estão o Amazon SageMaker, que abriga toda a infraestrutura de teste de modelos; o Amazon Kinesis, que facilita a coleta, o processamento e a análise de dados de streaming em tempo real; e o Amazon Elastic Kubernetes Service (Amazon EKS) para manter os modelos no ar.

O uso da infraestrutura da AWS permitiu à Academia de Inteligência Artificial do iFood ampliar o uso de algoritmos. Uma das primeiras áreas beneficiadas foi a de Logística. Para isso, o iFood conta hoje com um simulador de rotas, onde é possível analisar diferentes parâmetros de operação de acordo com os dias de semana e horários.

As simulações são realizadas no ambiente seguro da AWS e, uma vez comprovadas, são colocadas em produção. O mesmo vale para as listas de recomendação para os clientes. O aplicativo do iFood recomenda restaurantes e pratos de acordo com o gosto do usuário por meio de modelos processados na AWS. 

Como a IA ajudou o iFood

  • A empresa chegou a mais de mil cidades;
  • O ecossistema chegou a 220 mil restaurantes e 170 mil entregadores cadastrados atuando na plataforma;
  • O iFood alcançou mais de 39 milhões de pedidos por mês;
  •  SLA de entregas subiu de 80% para 95%;
  • Distância percorrida pelos entregadores foi reduzida em 12%; 
  • Tempo ocioso desses profissionais foi reduzido em 50%;
  • Otimização de listas para que apontem restaurantes próximos a casa dos clientes, otimizando também as entregas;

Conceito de Delivery 4.0

A entrega é o ponto final do seu trabalho, por isso é fundamental para o sucesso das vendas. Portanto, a tecnologia precisa estar nos planos de quem deseja se enveredar por estes negócios. 

Mas, antes da entrega existe a venda. Por isso, é preciso pensar macro. A inteligência artificial, por exemplo, é uma tecnologia que pode otimizar também o atendimento aos clientes à distância. 

Opções como chatbots, possibilitam que o chef deixe respostas prontas aos clientes. Além disso, a inteligência artificial pode induzir o cliente para escolher os pratos mais pedidos e ainda indicar promoções

Venha para o Delivery 4.0. Otimize custos de entrega e agilize seus atendimentos com as soluções AWS. Conte com a dataRain, membro certificado e especialista na tecnologia em nuvem para essa implantação. A modernização é chave para o sucesso de seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO