HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que é Edge Computing?

O edge computing é uma tecnologia que está relacionada à internet das coisas e se baseia em uma rede de micro data centers que processam e armazenam os dados requisitados de forma local. Apesar de o conceito parecer algo um pouco complicado e de difícil aplicação, os benefícios do edge computing são mais simples de entender.

Na internet das coisas, o recolhimento de dados é feito por meio dos dispositivos, que reúnem o que foi coletado — a quantidade deles depende do equipamento — e então os dados armazenados são enviados a um centro, ou cloud, de processamento.

Em vez de levar tudo para esses centros ou para a nuvem, o edge computing “classifica” esses dados de forma local e separa aqueles que podem ser processados ali mesmo, diminuindo então o tráfego de dados e a necessidade de enviá-los.

Os dados são processados nos extremos de uma rede e apenas uma parte é enviado aos diretórios centrais, por isso o nome edge computing, ou computação de borda em tradução livre.

Quando usar edge computing?

A transformação digital proporcionou inúmeros benefícios para as empresas que aderem a ela, uma vez que elas aproveitam a tecnologia para aumentar o desempenho e, como consequência, ter resultados melhores.

O edge computing pode ser aproveitado principalmente em locais onde a chamada latência, que é o tempo necessário para que um dado seja captado e processado em uma rede, precisa ser o menor possível.

Isso acontece porque o edge computing agiliza o processamento de dados recolhidos na rede de IoT, fazendo com que sejam processados perto de onde foram colhidos, em vez de precisarem passar por um local central, como em plataformas de cloud computing.

Ao contrário do que alguns especialistas imaginavam, o edge computing não veio para acabar com o cloud computing ou substituí-lo, mas para atuar em conjunto com ele e trazer ainda mais benefícios para as empresas.

Para facilitar, listamos abaixo os fatores que devem ser considerados na hora de tomar uma decisão sobre usar o edge computing:

  • largura de banda de internet;
  • energia;
  • tamanho da infraestrutura;
  • capacidade de processamento;
  • tipo de serviço da sua empresa;
  • custo de implantação.

É preciso avaliar esses pontos para tomar uma decisão, levando em conta também a rede já existente e a facilidade de encontrar profissionais especializados para a manutenção, entre outros requisitos que a empresa já atenda, para avaliar se os benefícios da edge computing podem ser aplicados ao negócio.

Este artigo foi publicado em Rock Content

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO