HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

IoT para empresas: demanda não para de crescer

Até 2030 serão investidos mais de US$ 20 bilhões em IoT em todo o mundo.  

A Internet of Things – IoT, ou Internet das Coisas, tem infinitas possibilidades e avança de forma acelerada para garantir produtividade e eficiência no nosso dia a dia, especialmente dentro das empresas de forma global.

O aumento da demanda por plataformas IoT ultrapassará a ordem de US$ 20 bilhões até 2030, conforme relatório “IoT Cloud Platform Market“ divulgado no início de julho.  

Monitoramento de ativos, geolocalização, rastreamento de entregas, cargas e/ou logística externa, monitoramento de pessoas e ambientes, gestão de estoque e logística interna,  geolocalização e até mesmo no agronegócio. A IoT está em tudo isso e muito mais.

Nós já abordamos aqui no blog o que é IoT e hoje nossa missão é aprofundar esse conhecimento e suas aplicações, afinal, você sabe exatamente o que é IoT e como ela pode ajudar sua empresa a crescer? Vamos te mostrar!

A verdade é que você pisca e a IoT está lá. Entra na sua vida sem que perceba, até mesmo para te ajudar a beber um leite de melhor qualidade.

É isso mesmo! O futuro (e o sucesso) das empresas e das indústrias, incluindo a agricultura, está na alta tecnologia. 

Um bom exemplo é o caso da fazenda Hurtgenlea Holsteins, na cidade de  Wisconsin, EUA, que está utilizando uma solução que ajuda produtores de leite a rastrear individualmente as vacas de seu rebanho e o estado de saúde de cada animal, usando IoT (Internet das Coisas) e IA (inteligência artificial).   

Eles utilizam dispositivos de monitoramento eletrônico que mensuram os parâmetros de saúde e digestão por meio de um sensor introduzido no primeiro estômago da vaca – o seu rúmen. Depois de engolido pelo animal, o equipamento afere também a temperatura, as atividades e ciclos de ingestão, além das contrações musculares do rúmen. É possível, ainda, monitorar o pH. Todos esses dados são enviados a um hub que carrega os dados na nuvem.  

Saindo do campo e voltando para o nosso dia a dia, vale lembrar que a internet das coisas – IoT nos possibilita um mundo de opções quando falamos de carros e residências conectadas ou edifícios e cidades inteligentes.

Na área industrial, então, mais recursos: a análise e a robótica orientadas por sensores aumentam a eficiência na manutenção e fabricação dos nossos carros. Com a IoT é possível combinar o uso de sensores industriais para fornecer imagens 3D de componentes internos de um veículo. O diagnóstico e a solução de problemas tem mais rapidez, enquanto o sistema de IoT solicita peças de reposição automaticamente.   

 

Quando máquinas industriais são capazes de interagir umas com as outras, detectar e fazer reparos no seu sistema remotamente, com necessidade zero de intervenção humana, de forma simples e rápida, há IoT.  

Mas antes de nos aprofundarmos neste tema, vamos do começo. Afinal, “o que é IoT”? Neste artigo você vamos melhorar o seu conhecimento sobre o que é IoT e muito mais: 

 

1- Qual o significado de IoT?

2- O que é IoT na prática? 

3- O que são tecnologias de IoT?

4- Como a IoT funciona? 

5- IoT para empresas; 

6- Quais os benefícios do IoT para as empresas?  

7- Empresas de IoT no Brasil;  

1- Qual o significado de IoT?

O significado de IoT, ou Internet das Coisas, diz respeito a uma rede coletiva de dispositivos conectados e a tecnologia que facilita a comunicação entre eles e a nuvem (cloud), assim como entre os próprios dispositivos – bilhões deles – conectados à Internet

O que isso significa? Que escovas de dentes, aspiradores de pó, lâmpadas, equipamentos médicos, carros e máquinas, e também nossos smartphones, podem usar sensores para coleta de dados e responder de forma inteligente às nossas necessidades e comandos.  

Assim como toda receita tem um ingrediente que dá “liga e sabor”, a Internet das Coisas, ou IoT, é quem integra todas as “coisas” cotidianas e do dia a dia das empresas e indústrias à Internet.

2- O que é IoT na prática?

Um sistema singular de IoT atua por meio da coleta e troca de dados, tudo em tempo real e com três componentes: dispositivos inteligentes, aplicações IoT e interface gráfica. Eles explicam o que é IoT na prática.  

Os dispositivos inteligentes, como a nossa televisão de casa, câmeras de segurança ou até mesmo um simples equipamento de atividade física, que recebem recursos de computação, podem coletar dados ou padrões de uso que são transmitidos pela Internet, de e para sua aplicação de IoT. 

Do mesmo modo, a aplicação de IoT trata-se de um conjunto de serviços e softwares que integram esses dados vindos de vários dispositivos de IoT.

Ela utiliza tecnologia de machine learning ou inteligência artificial (IA) para analisar as informações e tomar decisões. Aliás, essas ‘decisões’ são comunicadas de volta ao dispositivo de IoT e ele responde de forma inteligente às entradas.

 

Por fim, o dispositivo de IoT ou a frota de dispositivos podem ser gerenciados por meio de uma interface gráfica do usuário. Exemplos comuns incluem uma aplicação móvel ou site que pode ser usado para registrar e controlar dispositivos inteligentes.  

3-  O que são tecnologias de IoT?

As tecnologias usadas em sistemas de IoT podem incluir edge computing (computação de borda), cloud computing (computação em nuvem) e machine learning (aprendizado de máquina). Entenda o que são tecnologias de IoT: 

– Edge computing ou computação de borda é a tecnologia usada para fazer com que dispositivos inteligentes façam mais do que enviar ou receber dados em plataformas de IoT, ela expande a capacidade computacional nas bordas de uma rede de IoT, diminui a latência de comunicação e melhora o tempo de resposta.  

– Cloud computing ou computação em nuvem é responsável pelo armazenamento remoto de dados e gerenciamento de dispositivos de IoT, ou seja, é quem torna tais dados acessíveis a vários dispositivos na rede. 

– Machine learning são os softwares e algoritmos usados para processar dados e tomar decisões em tempo real com base nessas informações coletadas e armazenadas. Os algoritmos de machine learning podem ser implantados na nuvem ou na borda. 

 

4- Como a IoT funciona? 

Você chega na sua empresa e o seu café preferido está pronto e uma música ambiente te recepciona. Em um modelo de escritório inteligente tudo pode ser programado à distância sob alguns comandos básicos. Tudo isso é internet das coisas, é como a IoT funciona.  

Pensar no seu escritório conectado significa, então, controlar esses equipamentos à distância por meio de aplicativos e assistentes virtuais, com comando de voz e utilizando a internet, para que eles executem ações por conta própria e se conectem com transferência de dados (por redes sem fio e com pouca interferência humana), graças à integração de dispositivos de computação simples com os objetos. 

Exemplo recorrente é o termostato inteligente. Ele pode receber dados da localização do seu carro (um automóvel inteligente) durante o percurso para chegar ao trabalho. Considerando que esses dispositivos estão conectados, você  pode ajustar a temperatura do ar condicionado da sua sala na companhia antes mesmo de chegar lá!  

A IoT está presente também em importantes aplicações na área da saúde, como o acompanhamento remoto de pacientes crônicos com o uso dos dispositivos vestíveis, como os relógios inteligentes que coletam batimentos cardíacos, pressão arterial e a saturação sanguínea em tempo real e podem enviar esses dados para o médico ou formar um histórico para ser consultado nos atendimentos periódicos. 

 

5- IoT para empresas 

Soluções IoT para empresas podem melhorar substancialmente modelos de negócios existentes e mais tradicionais e ainda criar novas e importantes conexões com clientes e parceiros.  

Estamos falando de empresas que terão vantagem competitiva frente ao mercado e insights muito maiores sobre suas operações comerciais e como seus clientes consomem seus produtos e/ou serviços. 

 

Pesquisa do SENAI, realizada em 2022, já provava que a adoção de sensores e IoT permitiram um aumento de 22% da produtividade de  micro, pequenas e médias empresas de diferentes segmentos (alimentos e bebidas, metalmecânica, moveleiro, vestuário e calçados), apenas com um investimento inicial da tecnologia. 

Apesar disso, é preciso entender que o volume de dados gerados por um sistema de dispositivos inteligentes IoT é avassalador, é o que comumente chamamos de big data.

Unir o big data aos sistemas existentes e gerenciar a análise desses dados de forma a serem melhor utilizados é, sim, uma tarefa desafiadora, mas extremamente importante nos dias atuais.

Logo, não tenha dúvida: há casos de sucesso de IoT para empresas em quase todos os setores da economia e a sua não pode ficar à margem. 

6- Quais os benefícios do IoT para as empresas?   

Agora que sabemos exatamente o significado de IoT, o que é IoT na prática, o que são tecnologias de IoT, como a IoT funciona e a importância da IoT para empresas, vamos listar abaixo quais os benefícios do IoT para as empresas.

Entre as muitas vantagens do uso da internet das coisas nas soluções tecnológicas das companhias, os principais que podemos destacar são: 

  • transformação de dados em insights e ações; 
  • aceleração da inovação; 
  • mais eficiência e produtividade; 
  • melhora na experiência do cliente; 
  • acompanhamento de ativos; 
  • gerenciamento de estoques e inventário 
  • redução de resíduos; 
  • reduções de custos;  
  • menor tempo de inatividade; 
  • gestão da qualidade sem erros 
  • otimização do trabalho remoto; 
  • RH otimizado; 
  • aumento da segurança; 

7- Empresas de IoT no Brasil; 

 

A Amazon Web Services – AWS, empresa da gigante mundial Amazon, é a plataforma de nuvem mais adotada globalmente e mais abrangente também, com mais de 200 serviços completos de datacenters. Milhões de clientes usam a AWS para reduzirem seus custos, ficarem mais ágeis e inovarem mais rapidamente, incluindo quem busca soluções IoT.

No Brasil, a dataRain é destaque entre as fornecedoras de serviços da AWS. Então, se a sua empresa precisa investir em IoT, a dataRain é certeza de tecnologia de ponta na nuvem mais usada mundialmente.  

Além disso, considere que o crescimento da consultoria está acima da média do mercado e, de acordo com relatório ISG (Information Services Group) Provider Lens AWS Ecosystem Partners 2021, a dataRain é líder de mercado no quadrante IoT. 

Por fim, vale ressaltar que, a dataRain é membro premiado da Amazon Web Services Partner Network (APN); alcançou o patamar de AWS Advanced Consulting Services, AWS Solution Provider e AWS Public Sector Solution Provider, representando a evolução do status de parceria e certificações. É, ainda, a única empresa da América Latina com a certificação Non Profit Organization Competency, ou seja, licenciada para atender organizações sem fins lucrativos e projetos sociais no País.

Tem interesse por soluções em IoT? A dataRain existe para te ajudar na jornada de transformação de sua estrutura de tecnologia. Entre agora mesmo em contato com nossos consultores e vamos construir, juntos, o melhor projeto para o seu negócio.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO