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Laboratório Virtual : O que são e quais os benefícios

Portal S2P – Laboratório virtual

Entenda que um laboratório virtual é a melhor opção para a composição do processo didático da sua instituição de ensino quando o assunto é aprender a prática.

Neste momento é esperado que as instituições de ensino, tenham o compromisso com a digitalização do processo didático, hoje chamados de ensino híbrido.

Mas a digitalização não deve ser somente a transmissão de aulas através de uma webcam, para que exista um processo eficiente devemos ir além.

Um ponto que está sendo a virada de chave para instituições é a virtualização da parte prática, criando/disponibilizando aos alunos a possibilidade de aprender por completo através da internet.

A Execução da prática é a parte fundamental do processo didático e quando olhamos de perto um o ensino técnico/profissionalizante isso fica ainda mais evidente.

O laboratório virtual é o elemento tecnológico que possibilita que o aluno consiga colocar em prática o que aprendeu e desenvolver competências relacionadas a execução

Mas afinal, o que é um laboratório virtual?

Um laboratório virtual é um elemento tecnológico capaz de levar o aluno a um ambiente prático de aprendizagem simulando um ambiente real, uma situação real.

Costumamos chamar os laboratórios virtuais de Simuladores de Prática Profissional, já que a ideia é expor o aluno a uma realidade virtual de aprendizado.

Os cenários dos simuladores vão além de uma bancada didática da oficina de uma escola, tangibilizando um ambiente real de aplicação da prática profissional.

O processo de desenvolvimento destes laboratórios  se dá através do alinhamento do corpo pedagógico da instituição e de uma equipe de TI, com foco nas competências esperadas neste tipo de atividade.

Quais os benefícios de um laboratório virtual?

O Primeiro benefício de um laboratório virtual é possibilitar a execução da prática independente de onde o aluno esteja, através de um computador e o acesso à internet.

Segundo (e muito importante) é a possibilidade de expor o aluno ao erro, é claro que o aluno precisa desenvolver a competência de maneira a entender como realizar corretamente a atividade prática, mas entender as consequências geradas pelo erro na execução prática é um ativo importantíssimo no desenvolvimento do aluno.

Nestes simuladores, além do aluno entender exatamente como fazer da forma correta, ele também entende os efeitos colaterais do erro e aprende de verdade o que fazer e o que não fazer.

Terceiro e não menos importante é a possibilidade de ter um aprendizado real prático, ou seja, não se trata simplesmente de transformar uma bancada didática em ambiente virtual e sim de simular um ambiente prático.

Como utilizar os laboratórios virtuais?

Você precisa entender que a maneira mais eficiente de usar um laboratório virtual é alinhá-lo ao processo de aprendizado de maneira a alcançar as competências necessárias que se espera do aluno.

O que quero dizer aqui é que o simulador de prática profissional não é um substituto de todo o processo didático, ele é um complemento para deixar seu ensino (Ead ou presencial) completo.

Qual a diferença entre um laboratório virtual e um simulador de prática profissional?

Podemos considerar que o laboratório virtual é, na verdade, uma simulação digital de bancadas didáticas e simulador de práticas profissionais é levar o aluno a uma verdadeira imersão a um ambiente prático real.

Entenda que, se existe a possibilidade/necessidade de digitalizar uma atividade prática, devemos fazê-lo com maestria.

Os laboratórios didáticos físicos exigem uma padronização de estrutura e funcionamento em função de otimização de tempo e espaço de uma instituição, mas não são de fato o que o aluno vai encontrar “no campo de batalha”.

Se esta não é a realidade então porque digitalizar uma bancada didática? A bancada didática é importante sim, mas para um ambiente físico.

Os simuladores de prática profissional são a maneira acertada de transportar um aluno a um ambiente real, semelhante ou idêntico ao que ele vai encontrar quando ele estiver colocando em prática as competências desenvolvidas pela instituição de ensino.

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