HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que é a nuvem AWS?

 

Apesar de alguns de nós não termos a mais remota ideia de como a nuvem Amazon “funciona”, podemos pensar na nuvem como constituída por um grande número de servidores, datacenters, e, pessoas, que controlam e monitoram a todo momento esta infraestrutura.

Se fizermos uma comparação entre o que normalmente conhecemos como modelo “on-premises” e a nuvem Amazon, podemos chegar a conclusão de que muito esforço, tempo e dedicação foram necessários para criar o que hoje, controla a grande massa de dados que são gerados a cada minuto por pessoas (ou mesmo animais).

Nuvem é facilidade

Por mais extraterreno que esta nuvem possa parecer, uma vez que temos um acesso remoto, por meio da internet por exemplo, teremos a possibilidade de acessar um serviço ou mesmo lançar um servidor “virtual”, pagando somente pelo tempo que eu utilizar este serviço ou servidor. Ou seja, se precisarmos lançar este servidor ou acessar este serviço que está disponível na nuvem, seja por uma reestruturação ou mesmo reinvenção do meu negócio, me conecto à nuvem utilizando a internet, e lanço este servidor.

E com a mesma facilidade que podemos lançar este servidor, podemos também finalizá-lo, reduzindo e muito o gasto que eu teria no modelo “on-premises” – algo que até então seria difícil ou mesmo impossível de se imaginar.

Figura 1 – Comparação simplificada entre os diferentes modelos: centralizado, distribuído e nuvem.

Na Figura 1 podemos comparar os três modelos mais conhecidos de computação:

  • O modelo centralizado, onde o cliente lança um servidor e o utiliza da maneira que seu negócio considerar melhor;
  • O modelo de computação distribuída, onde eu utilizo um servidor líder para controlar os servidores filhos para execução em paralelo de um determinado processo ou aplicação;
  • O modelo em nuvem Amazon, onde eu utilizo a internet para criar a minha aplicação e pago somente pelo tempo que estiver em execução.

Diversos setores da indústria, varejo, agrícola, manufatureira, logística, estão se reinventando, procurando a forma mais rápida de trazer a inovação do seu negócio para mais próximo do cliente final. E esta nuvem é o que vai permitir trazer este cliente para mais próximo de sua empresa, sem o contato físico que o vírus nos impossibilitou de realizar.

Experiência com o produto

Um outro benefício muito importante é quando pensamos em como a nuvem pode nos ajudar com os gastos que seriam necessários nesta reinvenção.

Se compararmos os 3 modelos, ao invés de despesas com servidores, conexões, datacenters (modelo centralizado e distribuído) eu terei a vantagem de pagar somente pelo que consumir (modelo em nuvem).

E isto nos traz um grande benefício, o da experimentação mais rápida, onde em lugar de me preocupar com a infraestrutura por trás do meu sistema, eu coloco a minha energia no que importa para o meu cliente e sua experiência com o meu produto.

Como eu poderia me beneficiar da nuvem AWS?

Agora imagine que sua empresa é uma empresa que possui diversas filiais em diversos países do mundo, ou ainda, minha empresa está no início de sua jornada, mas gostaria de expandir e crescer com a mesma velocidade que a internet tem crescido nos últimos anos. Como eu poderia me beneficiar da nuvem AWS?

O fato de a nuvem AWS possuir a infraestrutura necessária para nos permitir conectar diversos servidores e datacenters em diversas regiões do mundo, posso lançar o meu produto em qualquer uma das 24 regiões da AWS espalhadas pelo planeta Terra. Eu posso fazer isto em questão de minutos. A agilidade e a velocidade que isto me traz é sem dúvidas uma vantagem extremamente competitiva. Eu não me preocupo mais onde meu cliente está. E em um modelo home-office – o nosso “novo” normal – o cliente pode estar muito próximo de mim, como também em uma ilha paradisíaca ou mesmo próximo dos polos – Alasca quiçá – que eu conseguirei alcançá-lo e poderei levar a ele a experiência que eu espero do meu produto e serviço.

Este artigo foi publicado em BlogAWS

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO