HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Oito curiosidades sobre a Amazon Echo

 

Os dispositivos Amazon Echo trazem funções úteis para o dia a dia.  Além de fornecer entretenimento com skills, piadas e outros truques divertidos por meio da assistente virtual Alexa. Porém, existem muitos aspectos sobre esses produtos que várias pessoas não conhecem.

Os recursos mais utilizados

A experiência oferecida pelas caixas de som inteligentes da Amazon é incrementada com o uso de skills, os comandos especiais que você pode ativar por meio do aplicativo Amazon Alexa. E então aproveitar todo o potencial dos dispositivos Amazon Echo. As skills mais úteis para cada usuário podem depender do estilo de vida e das principais tarefas do dia a dia de cada um, mas algumas podem se destacar em vários casos diferentes.

Vários grandes portais do Brasil trazem skills para divulgação de notícias em voz. Também com a possibilidade de atrelar as informações ao despertador do Echo, sem a necessidade de acionamento por comando de voz todos os dias. Os dispositivos da linha também costumam ser muito utilizados para controlar produtos de casa inteligente, como lâmpadas, tomadas e outros.

Um dos usos mais comuns dos produtos Echo é a checagem da previsão do tempo, que funciona de forma nativa (sem necessariamente precisar de uma skill própria).

As skills mais curiosas

É bem possível que as skills citadas já sejam conhecidas por grande parte dos usuários de dispositivos Echo. Porém, algumas outras se destacam não necessariamente pela utilidade para o público geral, mas pelo seu caráter curioso.

É o caso da skill My Fish Feeder. Que pode responder se os peixes do aquário já foram alimentados ou não. Porém, ela simplesmente lembra um estado de sim ou não. Ou seja, é necessário “relembrar” o dispositivo Echo a cada vez que os pets receberem o alimento.

Já a skill Roast Me serve para insultar o dono de um produto Echo. Com ela, a Alexa será capaz de soltar palavras feias por vários minutos ininterruptos, e continuar caso receba comandos como “Bring it on!” (algo como “pode mandar!”, em tradução livre).

Um dos atrativos mais buscados por curiosos envolve o uso de diferentes vozes para as respostas do dispositivo Echo. Por exemplo, é possível colocar a voz do Chewbacca para “conversar”, de acordo com determinados comandos. Os fãs de Star Wars deverão lembrar que o personagem não é exatamente um grande orador, e por isso a Alexa também pode fazer a “tradução” do que está sendo dito.

Outras skills têm como objetivo simples a reprodução rápida de sons divertidos, como é o caso do Sad Trombone, que toca o som característico do instrumento de sopro quando algum fato decepcionante ocorre. Já a skill Rimshot toca o famoso “ba-dum tss” típico do trocadilho ruim.

Por que Alexa?

De fábrica, os dispositivos Amazon Echo funcionam com o comando de ativação “Alexa”. O nome da assistente virtual não foi escolhido por acaso, pois a consoante X tem um som forte e distinto (no caso, o /cs/), que auxilia no reconhecimento de voz, mesmo que a palavra tenha sido dita a uma certa distância.

O nome também é uma referência à Biblioteca de Alexandria, que era localizada no Egito e foi um dos grandes centros de disseminação de conhecimento no mundo antigo. Apesar da nomenclatura cheia de utilidade e significado, também é possível configurar os dispositivos Echo para ativação por meio das palavras “Amazon”, ou até mesmo o próprio “Echo”.

Recursos de acessibilidade

Os dispositivos Amazon Echo Show podem ser configurados para disponibilizar opções de acessibilidade, basta encontrar a opção no menu de ajustes, arrastando a parte superior da tela, com o comando de voz “Alexa, vá para as configurações”, ou alguma variante semelhante.

Entre as opções disponíveis, estão a ativação de legendas para respostas da Alexa, ou em vídeos e trailers que suportam o recurso — também é possível ativar a transcrição de voz em texto para chamadas, notificações e mensagens da assistente virtual.

Para auxiliar na visualização de informações na tela, existe uma lupa virtual para ampliação das letras e outros elementos, além do ajuste para inversão de cor, correção de tons para os três tipos de daltonismo (protanomalia, deuteranomalia e tritanomalia) e descrição por áudio de elementos que aparecem no display.

Todas as cores dos indicadores LED

Quem tem um dispositivo Amazon Echo provavelmente interage bastante com os indicadores LED, que são equipados em praticamente todos os produtos da linha. No total são sete cores diferentes, que servem para apontar oito situações distintas.

O único tom que pode aparecer em dois momentos diferentes é o azul. Quando o dispositivo está em fases iniciais de configuração logo após ser ligado, diferentes tons de ciano poderão aparecer e piscar, indicando que o produto ainda não está pronto para uso. A mesma cor acende quando a palavra de ativação (ou seja, Alexa) é reconhecida, e um azul mais claro é apontado para a direção que os microfones captaram a voz.

Já a luz branca representa os níveis de volume para reprodução de conteúdos no Echo e Echo Dot — quanto mais a iluminação preencher o círculo ao redor do produto, maior é o volume.

Este artigo foi resumido de CanalTech

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO