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PicPay aposta na AWS para apoiar seu crescimento como app

 

A maior empresa brasileira de e-wallet usou os serviços da AWS e sua comprovada infraestrutura global para triplicar sua base de clientes em 2020, atingindo 47 milhões de usuários no ano passado

O PicPay, a maior empresa brasileira de e-wallet, hoje com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, usa soluções da Amazon Web Services (AWS) para dar suporte a seus serviços de pagamentos digitais e aumentar rapidamente sua base de clientes.

Tecnologia Cloud e Análise de Dados

Para se manter como referência em inovação, o PicPay está investindo em tecnologia na nuvem e análise de dados para atender suas necessidades, crescer e expandir seus negócios no Brasil para se tornar o mais completo e eficiente super-app nacional. O PicPay usa a estabilidade e escalabilidade da AWS para dar suporte ao processo de entrada de mais de 8 milhões de clientes apenas no primeiro bimestre de 2021.

“Acreditamos na tecnologia para revolucionar o mercado de pagamentos brasileiro e criar as melhores soluções para os nossos usuários. A AWS nos permite pensar e agir como a grande empresa de tecnologia que somos”, afirma Diogo Carneiro, CTO do PicPay. Carneiro também explica que a tecnologia da empresa funciona de forma pró-ativa, antecipando oportunidades e soluções para negócios. “O time-to-market é muito importante nas nossas operações. Com os serviços gerenciados da AWS, conseguimos nos dedicar ao core business da companhia ao focar no desenvolvimento rápido de produtos e soluções para nossos clientes”.

“A tecnologia é uma grande aliada do setor corporativo, não importa o tamanho ou área de atuação. E aqueles que colocarem a tecnologia no centro de suas estratégias e a usarem para entregar as melhores experiências para sua base se destacam no mercado. O PicPay é uma dessas empresas inovadoras, assim como a AWS, que vem desenvolvendo novas soluções nesses últimos anos para permitir que companhias continuem evoluindo por meio da tecnologia de forma segura e escalável”, afirma Cleber Morais, diretor geral da AWS no Brasil.

Aplicativo precisou de mais escabilidade após BBB21

Durante as transmissões ao vivo do Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo que promoveu a plataforma e terminou em maio, o PicPay recebia até 50 vezes mais acessos do que o normal. Nesses momentos, a escalabilidade fornecida pela AWS permite que o aplicativo continue rodando, garantindo uma excelente experiência para milhões de usuários.

Como um nativo digital cuja infraestrutura de TI completa fica hospedada na AWS, o super-app vem investindo em um approach data-driven para conseguir insights mais profundos sobre seus clientes e melhorar a tomada de decisão. “O apoio da AWS no desenho da nossa infraestrutura de dados é muito importante para o nosso crescimento, permitindo que várias áreas da PicPay tenham acesso a informações e liberdade para tomarem decisões estratégicas, como criar campanhas de engajamento, avaliar o esforço dedicado a certas tarefas e quais produtos precisam ser observados de perto”, explica Carneiro.

Dados armazenados no Amazon S3

A plataforma de dados da companhia roda na AWS usando analytics da AWS para gerar insights e prever ações baseados nos padrões de uso de cada cliente, que estão disponíveis em todo o país, inclusive via a ferramenta de inteligência de negócios do PicPay. Esses dados são armazenados no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e ficam disponíveis automaticamente na ferramenta de inteligência de negócios da PicPay, que é usada por toda a empresa. O super-app usa o Amazon EMR, um serviço de big data que processa grandes volumes de dados usando ferramentas de código aberto para simplificar o processamento de dados de transações realizadas dentro do app. Além disso, o PicPay criou um microsserviço dentro da AWS para dar a desenvolvedores e administradores mais visibilidade e melhor gerenciamento de todos os componentes para entregar um produto ágil e prático, que possa ser usado com facilidade pelos clientes.

Em 2021, o PicPay vai ampliar seus serviços de transações financeiras e expandir a operação como marketplace criando uma plataforma aberta em que parceiros podem criar um mini-app com a sua cara para oferecer produtos e serviços a milhões de consumidores. Essa possibilidade conecta empresas aos usuários de forma simples e escalável, facilitando tanto a vida de quem oferta quanto a de quem compra.

Este artigo foi publicado em Segs

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