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Prepare a sua empresa: entenda o que é transformação digital

A transformação digital visa fazer uso da tecnologia em todos os setores da empresa. Adaptar-se a ela não é uma opção, mas uma necessidade!

Embora a transformação digital não seja algo tão novo, as mudanças tecnológicas vêm ocorrendo de forma acelerada e, por isso, todas as empresas precisam se adaptar a elas, sob risco de ficarem para trás.

A quantidade de tempo que as pessoas passam conectadas só aumenta. Uma pesquisa do Hoopsuite com a We Are Social revelou que o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado à internet, perdendo apenas das Filipinas. Em média, cada pessoa no mundo passa 6h42 online. Em um isso, isso significa 100 dias inteiros conectados. No Brasil, a média é ainda maior: ficamos conectados em média por 9h29 diários ou 145 dias por ano.

As empresas precisam, portanto, estar onde as pessoas estão. Sua empresa ainda não está adaptada? Prepare-se: chegou a hora de fazer sua transformação digital!

O que é transformação digital?

Fazer vendas pela internet, promover produtos nas redes sociais, investir em marketing digital, tudo isso são atitudes empreendedoras, que inclusive, fazem parte da transformação digital. Só que essa transformação é mais profunda. Ela visa a digitalização de todos os processos de uma empresa. É preciso desenvolver uma cultura digital.

A tecnologia precisa fazer parte do DNA de sua empresa, mesmo que você não venda tecnologia. Do RH ao departamento de marketing, todos precisam pensar no digital.

A transformação digital visa o foco total no cliente, no seu bem-estar e em suas experiências como consumidor. Os processos internos da empresa devem ser ágeis e bem feitos, dentro dos 3 pilares deste conceito:

  1. Operação: os processos precisam ser ágeis e tecnológicos. Deve haver automatização em todas as tarefas que podem ser feitas por meio de software e sistemas. Isso otimiza os gastos e diminui o retrabalho. Sua empresa ganha em produtividade;
  1. Modelo de negócio: com a mudança nos hábitos de consumo, sua empresa precisa repensar o modelo de negócio. É preciso planejar um modelo 100% digital. A prospecção e conquista de clientes já não é mais a mesma. Ferramentas digitais podem auxiliar sua equipe comercial nessa tarefa. Utilize-as;
  1. Experiência do cliente: a transformação digital não trabalha as vendas. A experiência do cliente com sua empresa é o que deve prevalecer. A empresa toda precisa ter foco nisso. O objetivo deve ser atrair o consumidor, conduzi-lo para a compra e, ao fim de tudo, torná-lo um propagador de sua marca.

Para colocar os três pilares em prática, comece se colocando no lugar do consumidor, entendendo seus anseios, necessidades e desejos. Entenda o comportamento do cliente.

Como preparar a sua empresa para a transformação digital

Existem alguns passos para iniciar o processo de transformação digital em sua empresa. Pense, planeje e execute-os:

  • Mentalidade: avaliar como a transformação digital impacta seu negócio;
  • Ferramentas: como você pode se tornar mais eficiente;
  • Processos: refazer os atuais processos com novas ferramentas, agora digitais;
  • Pessoas: adequar os colaboradores para adotarem e sustentarem esta mudança de cultura;
  • Digital: digitalizar seu atual produto ou serviço;
  • Expansão: usar o digital para alcançar novos mercados;
  • Desempenho: promover sua marca por meio de conteúdo online;
  • Parceria: fechar parcerias estratégicas por meio de relacionamentos digitais;
  • Fidelização: fazer com que seus clientes sejam participantes ativos de suas decisões.

A verdade é que estamos todos diante de mais uma revolução tecnológica. Já não se pode separar o que é real” do que é virtual. O alcance e a velocidade com que chegam as informações é muito grande. É preciso estar sempre preparado!

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