HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

A transformação digital chega ao setor de utilities

 

Assim como toda a economia, o setor de energia e serviços públicos também vem passando por um processo acelerado de transformação digital. Muitos destes processos estão sendo direcionados para o melhor aproveitamento dos dados gerados por usuários, permitindo aplicar análises de maneira eficaz e dando mais agilidade e acuracidade à tomada de decisões.

Quando é possível acessar informações mais precisas, análises avançadas e previsões baseadas em fatos, fica mais fácil impulsionar melhores operações e experiências para os clientes. É com este olhar que a AWS e seus parceiros têm fornecido às companhias de serviços públicos de energia elétrica, gás e água ferramentas que melhoram a confiabilidade e a satisfação dos clientes, reduzindo custos operacionais e protegendo a infraestrutura essencial.

A própria companhia se apresenta como exemplo, oferecendo eficiência energética 88% maior do que os data centers locais e avançando em direção à meta de usar 100% de energia renovável até 2030. Essa experiência tem sido colocada à disposição de empresas que queiram transformar e convergir a tecnologia da informação (TI) e a tecnologia operacional (OT), fornecendo uma base coesa para construir redes de distribuição descentralizadas, expandir o envolvimento digital dos clientes e descarbonizar energia e água para os seus clientes.

Resultados

Os resultados destas ofertas já são visíveis em uma série de empresas do setor que utilizam as soluções da AWS. A Enel, multinacional italiana fabricante e distribuidora de eletricidade e gás que atende a 61 milhões de clientes, reduziu em 21% o custo de computação e 60% o custo de armazenamento, além de reduzir o tempo de provisionamento de quatro semanas para dois dias. Tudo isso utilizando a AWS como plataforma para IoT e gerenciamento de energia.

No caso da Siemens AG, líder global em gerenciamento de energia e serviços públicos, o foco foi a migração de seu aplicativo de gerenciamento de dados para a nuvem. O aplicativo gerencia medidores EnergyIP (MDM), o que permite que mais de 200 empresas de eletricidade, gás e água gerenciem mais de 90 milhões de metros. Nos últimos 20 anos, a Siemens apresentou o EnergyIP MDM on-premise, mas recentemente a empresa reconheceu que poderia melhorar a eficiência da computação e o atendimento ao cliente, oferecendo também um serviço de MDM hospedado na nuvem.

Amazon Kinesis Data Streams é solução para setor

Outro exemplo é o da GE Power, companhia que oferece soluções para a geração de energia a empresas de serviços públicos e eletricidade do mundo inteiro. A companhia executa seu aplicativo de análise de dados na AWS, usando Amazon Kinesis Data Streams e Amazon Elastic MapReduce. Com isso, ela utiliza a análise de dados para ajudar os clientes das centrais elétricas a economizar milhões de dólares, transmitir 500 mil registros de dados por segundo e ajustar a escala para acomodar a ingestão de 20 bilhões de tags de dados de sensores.

Para permitir que as empresas de utilities criem suas próprias soluções com base em um conjunto amplo e profundo de serviços em nuvem, a AWS desenvolveu soluções específicas para cada uma destas áreas.

Este artigo foi publicado em Computer World

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO