HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como a nuvem está trazendo de volta as viagens supersônicas

 

Imagine poder ir de Nova York a Londres em três horas e meia. Ou de São Francisco a Tóquio em menos de 6 horas. Já se passaram quase 20 anos desde que um dos primeiros jatos supersônicos de passageiros do mundo, o Concorde, voou pela última vez. A startup “Boom” está chegando, com planos de lançar seu avião supersônico, o “Overture”, em 2025 e pretende dar as boas-vindas aos passageiros até 2029. 

A missão da “Boom” é tornar as viagens de alta velocidade populares e o mundo muito mais mais acessível. Mas para atingir esse objetivo em uma indústria altamente regulamentada, que tem sido lenta para inovar, a tecnologia é fundamental. É aí, então, que outra nuvem entra em ação: a Nuvem Pùblica da Amazon Web Services (AWS)

O papel da nuvem nas viagens supersônicas

As tecnologias de computação avançadas são necessárias para executar simulações intensivas de dados, que permitem aos engenheiros projetar e desenvolver o avião do futuro. Por isso, a infraestrutura de tecnologia da Boom tem base nos serviços e soluções em nuvem da AWS.

A parceria de Boom com a AWS é um momento de círculo completo, pois além de melhorar as funcionalidades de nossos computadores, e-commerce, remessas, telefones, agora vai conseguir melhorar nossos aviões. 

A intenção é transformar aquela ideia do Concorde em algo acessível para a maioria das pessoas. Afinal, depois que ele parou de voar, não houve avanços na velocidade de aeronaves de passageiros por anos. 

Como a AWS está ajudando o projeto de viagens supersônicas a decolar

A AWS tem sido uma parte crucial dos esforços da “Boom” para transformar o voo comercial. Desde o início da empresa, a Boom usou a infraestrutura em nuvem da AWS para projetar o XB-1, um precursor, e para executar simulações e testes para melhorar a segurança e a velocidade.

A Boom está usando várias soluções e serviços em nuvem da AWS:

 

Simulações são fundamentais para o projeto de viagens supersônicas

Equilibrar as demandas de um voo eficiente em velocidades baixas e altas requer uma aerodinâmica precisa, que a Boom consegue após milhares de iterações. Por isso, realiza simulações aerodinâmicas, muito intensivas em computação. 

A Boom já usou mais de 53 milhões de horas de computação na AWS e planeja escalar para mais de 100 milhões de horas à medida que continua a projetar e testar a abertura. 

A empresa também espera usar as soluções AWS Internet das Coisas (IoT) para melhorar a experiência do passageiro assim que a Overture decolar. A ideia é criar um mecanismo no futuro em que a Overture conheça a preferência do passageiro antes de embarcar no avião, permitindo que a tripulação personalize as refeições e o entretenimento do passageiro durante o voo.

Graças a nuvem, viagens supersônicas serão acessíveis 

O objetivo final da Boom é tornar as viagens em alta velocidade acessíveis a todos os que voam. A partir disso, já houve redução de custos operacionais em 75% em comparação com o Concorde, o que permite atingir, um preço muito inferior ao praticado pela tecnologia anterior. E a parceria com a AWS permitiu que a Boom chegasse a essa redução. 

Aterrisando na transformação digital

Apesar de parecerem extremamente futuristas, as viagens supersônicas estão muito próximas de se tornarem reais. E as soluções aplicadas para a realização de testes destes voos que vão mudar a humanidade, também são aplicáveis na transformação digital de qualquer negócio.

O sistema de nuvem da AWS pode trazer inúmeras vantagens para o seu dia-a-dia:

  • Mais agilidade nas mudanças tecnológicas: atualizações são automáticas e imediatas e não demandam equipes nem upgrades de hardwares para a realização
  • Acesso a tecnologia de ponta: não importa o tamanho da sua empresa, você precisa estar atualizado e a nuvem é a melhor opção
  • Redução de custos com infraestrutura interna: esqueça os custos de manter servidores, data centers e diversos profissionais disponíveis para cuidar do funcionamento da infraestrutura de TI, a nuvem deixa sua equipe livre para criar
  • Configuração personalizada:  o contratante configura os servidores de acordo com sua demanda, e paga somente pelos recursos que escolher.
  • Segurança da Computação em Nuvem: uso de firewalls, grupos e zonas de segurança organizadas em camada se encarregam de combater eventuais tentativas de ataques

 

Conte com a dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real, que trabalha com confiabilidade, inovação, comprometimento e agilidade para apoiar a transformação digital da sua empresa.

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO