HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Nuvem híbrida: Conheça seus principais benefícios

 

As organizações estão migrando cada vez mais suas cargas de trabalho para a nuvem pública, bem como implementando nuvens privadas internamente. À medida que essas formas de computação em nuvem se consolidam, grandes e pequenas empresas se concentram em uma estratégia de nuvem híbrida para unir os dois modelos.

O que é uma nuvem híbrida

Uma nuvem híbrida é uma combinação de tecnologias que incluem:

  • Nuvem privada local
  • Nuvem interna ou de terceiros
  • Serviços de nuvem pública

 

Essas várias tecnologias são conectadas por meio de uma rede de longa distância (WAN) e integradas por meio de técnicas de orquestração, consequentemente criando uma única entidade lógica que move as cargas de trabalho entre as nuvens conforme as necessidades necessárias.

Idealmente, uma nuvem híbrida fornece às empresas maior flexibilidade e alternativas para implantação de carga de trabalho sem compensações indesejadas.

Os benefícios de uma nuvem híbrida

Embora haja um investimento e esforço consideráveis ​​envolvidos, existem cinco benefícios principais da nuvem híbrida que a tornam vantajosa para as empresas.

1. Controle de custo. 

Uma empresa deve ser prudente quanto às cargas de trabalho e serviços executados em sua nuvem privada.

Uma nuvem privada é implantada na infraestrutura do data center que a empresa controla e opera, e isso requer um investimento significativo de capital, equipamento e talento para implantar e manter. Embora uma nuvem privada possa analisar e provisionar recursos locais de maneira semelhante à nuvem, a infraestrutura da nuvem privada ainda é finita.

Uma empresa pode reduzir custos com uma conexão entre sua nuvem privada e uma nuvem pública. A conexão ajuda a suavizar picos de demanda, aproveitando os recursos da nuvem pública quando a demanda local estressa a capacidade.

Da mesma forma, a nuvem pública é adequada para cargas de trabalho temporárias, experimentais ou de uso geral que a empresa não deseja fornecer, configurar e gerenciar internamente. Use recursos finitos de nuvem privada para dados e cargas de trabalho críticos – ou simplesmente execute cargas de trabalho onde os custos são mais baixos.

2. Flexibilidade e escabilidade. 

Agilidade é uma premissa básica da computação em nuvem. Uma nuvem privada fornece algum provisionamento e agilidade de organização, mas a quantidade de recursos disponíveis em um data center físico ainda é limitada. Em contraste, os usuários da nuvem pública podem implantar imediatamente instâncias de computação e armazenamento, bem como serviços relacionados, sem restrições de recursos.

A consistência é um dos principais benefícios da nuvem híbrida. É mais fácil criar, mudar e dimensionar cargas de trabalho e recursos se a nuvem privada oferecer tipos de instância e serviços semelhantes à nuvem pública escolhida.

3. Segurança. 

Proteção é uma das principais características dentro de grandes empresas de TI pois existem numerosos dados de grande importância dentro da área.

Uma das principais preocupações de segurança na nuvem pública é que a infraestrutura é propriedade exclusiva do provedor. O usuário não pode ver ou controlar esta infraestrutura em nuvem. Além disso, o provedor de nuvem assume a responsabilidade de proteger os ambientes dos usuários na nuvem, mas raramente é responsável quando ocorre uma violação ou outra atividade maliciosa.

4. As empresas conseguem concluir suas metas através dessa nuvem. 

Uma vantagem da nuvem pública é seu alcance global e natureza abundante. Idealmente, as tecnologias de rede, armazenamento e computação suportam a maioria das operações de carga de trabalho de data centers localizados em quase qualquer lugar. Não deve importar onde a carga de trabalho reside na frota de data centers do provedor de nuvem pública.

Com uma nuvem híbrida, uma empresa pode operar cargas de trabalho confidenciais em sua nuvem privada e mover dados de e para a nuvem pública conforme o cenário regulatório muda ou conforme os dados e as cargas de trabalho evoluem. Por exemplo, uma organização pode coletar dados de clientes pessoalmente identificáveis ​​em uma nuvem privada, higienizá-los e enviá-los a um aplicativo de nuvem pública para processamento ou análise.

5. Manter um padrão. 

Por último, as nuvens híbridas, em teoria, suportam uma maior padronização nas práticas de gerenciamento de TI. No entanto, na prática, as organizações frequentemente lutam para criar essa uniformidade. A equipe de TI não quer montar e operar uma nuvem privadsa e então desenvolver fluxos de trabalho e juntar serviços que sejam consistentes o suficiente com um provedor de nuvem pública para fazer o trabalho híbrido. Esse é um empreendimento demorado, sujeito a erros e caro.

Os provedores de nuvem pública se tornaram mais sensíveis à importância e aos benefícios da nuvem híbrida, bem como aos desafios de integrar ambientes públicos e privados.

Com provedores de nuvem pública a bordo com gerenciamento de nuvem híbrida, as empresas não precisam construir um ambiente completo de cima para baixo.

Em vez disso, eles simplesmente estendem o data center virtualizado para serviços familiares na nuvem, tornando o ambiente mais desejado por ser de “fácil acesso”.

Este artigo foi feito pelo Tech Target

Conheça os cases de sucesso da dataRain e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO