HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Cloud Computing é desejado por maioria das empresas

 

Empresas estão acelerando a movimentação para a nuvem, aponta o estudo “A Verdade na Nuvem”, realizado pela Cascade Insights e divulgado pela Veritas Technologies. A pesquisa aponta que 47% dos entrevistados caracterizam o estado atual da infraestrutura da empresa como uma divisão uniforme entre nuvem pública e data center.

Ao levar em conta apenas o Brasil, o número é ainda maior: 58%. E o cenário futuro é bastante promissor: mais de 70% gostariam de executar a maioria ou todos os seus aplicativos na infraestrutura de nuvem pública – entre os brasileiros, o número é de 68%, bem parecido com a média global. Para chegar a essas conclusões, o levantamento ouviu 1.645 arquitetos e administradores de nuvem de 15 países.

Sistemas distribuídos impulsionam nuvem

A natureza cada vez mais distribuída dos sistemas de TI é um dos principais motivos pelos quais muitas empresas estão aumentando o investimento na tecnologia usada para protegê-las e garantir sua segurança.

No Brasil, 56% das empresas alocaram verba em novas soluções para lidar com a proteção de dados em nuvem nos próximos 12 meses. Embora o resultado seja positivo, ainda assim, é menor do que a média global: de acordo com a pesquisa, 70% afirmam destinarem verba com esse propósito, e a maioria ainda espera que seu orçamento para backup e recuperação de dados aumente substancialmente nos próximos três anos.

Além disso, no Brasil, mais de 38% das companhias usam soluções de terceiros para fazer o backup de dados hospedados na nuvem – menos que a média global de 50%. No entanto, onde os entrevistados são responsáveis tanto pelos workloads on-premise quanto pelos baseados na nuvem, quase metade prefere fazê-lo com uma única solução de backup.

Estratégias de disponibilidade e proteção de dados baseadas em nuvem

Enquanto as organizações escolhem a nuvem para uma variedade de implantações, três casos de uso demonstram as estratégias mais comuns empregadas atualmente pelas empresas:

Nuvem como armazenamento
A primeira incursão na adoção da nuvem para muitas empresas é executar aplicações on-premise enquanto usa a nuvem para armazenamento.

Proteção de dados na nuvem para cargas de trabalho de aplicações baseadas em nuvem

À medida que as cargas de trabalho de aplicações mudam para a nuvem, aumenta a necessidade de proteger os dados baseados em nuvem. Muitas empresas estão implantando proteção de dados na nuvem para atender a essa necessidade.

Nuvem como um data center sob demanda para recuperação de desastres

Enquanto algumas organizações optam por migrar toda a infraestrutura do data center para a nuvem, outras desejam usar a nuvem como um recurso sob demanda para recuperação rápida durante um desastre – natural ou causado pelo homem.

Este artigo foi feito por CIO

Conheça o nosso serviço de consultoria em nuvem e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO