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Como a nuvem está transformando o setor de energia: 7 casos práticos de uso

A energia está passando por uma transformação fenomenal.

A indústria de energia é um dos principais vetores de inovação na quarta revolução industrial, denominada Indústria 4.0, já redefinindo a forma como o mundo funciona.

As tendências de energia estão mudando para renováveis, digitalização avançada e envolvimento do cliente – e até mesmo envolvimento do cliente na geração de energia.

No entanto, 82% das empresas de energia e serviços públicos em todo o mundo não estão prontas para a transformação do mercado.

Já não basta pensar na energia como uma simples mercadoria. Para se distinguir da concorrência emergente e se solidificar como líderes do setor, os fornecedores de energia devem adotar novos meios de diferenciação digital.

E no centro dessa diferenciação digital está a nuvem.

Neste artigo, abordaremos os maiores desafios enfrentados pelo setor de energia atualmente e demonstraremos como a nuvem pode ser (e está sendo) usada para superá-los.

6 Pressões sobre o Setor de Energia

Antes de examinarmos o importante papel da nuvem na transformação da energia, vamos considerar os principais desafios enfrentados pelo setor no momento.

 

  1. A pandemia global

Com tudo o que está acontecendo no mundo, há uma pressão cada vez maior para colocar os clientes em primeiro lugar, para responder à demanda flutuante e, acima de tudo, para ser flexível a novas situações. Os serviços precisam ser totalmente digitalizados e livres de atritos para que os clientes não procurem outros fornecedores que se adaptaram mais rapidamente.

 

  1. A ascensão dos dados abertos

As pessoas estão cada vez mais desconfiadas de empresas que não apenas consomem, mas analisam muitos dados de clientes. A indústria enfrenta novas legislações de dados, como o Consumer Data Right (CDR) na Austrália e o Regulamento Geral de Proteção de Dados (UE) da UE. A Open Energy na Austrália, por exemplo, exige que as empresas de energia abram planos de energia, preços e forneçam dados do próprio cliente para isso.

Os dados abertos são indiscutivelmente um dos maiores distribuidores de oportunidades nos tempos modernos. Ao estender o potencial de uso de dados de detentores de dados para outros no ciclo de vida dos dados, o coletivo pode aproveitar os dados para aumentar a produtividade. Os diferenciadores do mercado vão recomendar planos otimizados e você precisa acompanhar.

 

  1. A agenda verde

As energias renováveis são cada vez mais populares entre todos os setores do mercado de consumo com renda disponível e são cada vez mais obrigatórias por meio de novas legislações em todo o mundo.

As empresas de energia precisam investir significativamente em soluções ecológicas – não apenas na colheita por meio de fontes renováveis, mas também em toda a infraestrutura de negócios e cadeia de suprimentos. Compartilhamos 8 maneiras pelas quais a nuvem pode ser aproveitada para reduzir seu impacto ecológico.

 

  1. Recompensas por fidelidade/indicações

Os programas de fidelidade podem ser uma excelente fonte de dados de comportamento do cliente. Com um terço dos australianos participantes ativos no FlyBuys, de propriedade da Westfarmers – um programa de fidelidade massivo e multiempresarial -, as empresas guarda-chuvas de alto tráfego são capazes de conduzir estratégias de marketing extremamente específicas, bem como opções de fidelidade personalizadas de acordo com os dados de fidelidade coletados.

 

  1. Grande financiamento para rápida aquisição/compra de clientes

Assista há ação de transformação de energia em tempo real com startups inovadoras de energia baseadas em tecnologia, com grandes rodadas de sementes, aquisições e IPOs frenéticos. Com níveis mais altos de investimentos, as empresas podem se dar ao luxo de atrair clientes antecipadamente, eliminando a concorrência e retendo-os por meio de estratégias inovadoras de experiência do cliente.

 

  1. Ameaça de startups digitais

As startups digitais são capazes de entrar no mercado de energia com mais facilidade do que nunca. Com custos de entrada reduzidos e baixas barreiras para os clientes mudarem de fornecedores, as startups digitais podem assumir riscos maiores do que os fornecedores de energia estabelecidos.

Eles podem segmentar segmentos de clientes menores, oferecendo experiências de cliente refinadas adequadas ao seu nicho de mercado. A ascensão de startups digitais coloca pressão adicional sobre as empresas para inovar, permanecer competitivas e priorizar a experiência do cliente.

Como a nuvem é a resposta

Como as empresas de energia conseguem acompanhar? Manter a conformidade, reter clientes, combater as startups e inovar?

A nuvem é a tecnologia de habilitação mais importante para permitir que você alcance tudo isso e muito mais.

Em nosso recente relatório State of the Public Cloud in the Enterprise, descobrimos o seguinte:

99% das empresas encontraram benefícios técnicos significativos na adoção da nuvem pública

77% das empresas estão usando a nuvem pública de alguma forma

81% das empresas acreditam que podem inovar mais rapidamente com a nuvem pública do que com soluções locais

E, enquanto 48% citaram a segurança e 37% a conformidade como a principal barreira para (ainda) a adoção da nuvem, 64% acharam a nuvem mais segura do que as implementações no local

Mas como exatamente isso possibilita oportunidades de inovação?

A nuvem desbloqueia a inovação de dados

A transformação digital em qualquer setor é impulsionada por atividades massivas de coleta e mineração de dados, e as empresas de energia devem realizar essas atividades em todos os vetores de negócios: uso digital, interações e comportamentos do cliente, análise da concorrência, tendências e previsões tecnológicas, tendências de uso de energia e muito mais.

No setor de energia, já estamos vendo empresas obterem valor por meio do uso de dados para monitorar sua infraestrutura, otimizar a operação de sistemas complexos de energia (por exemplo, baterias, poços, estações), prever oferta e demanda, adaptar-se a mudanças nas condições comerciais do mercado de energia e A O teste /B aprimora a experiência do cliente.

 

Com enorme infraestrutura de hardware, poder de processamento e tecnologias de ponta necessárias para facilitar essas atividades, simplesmente faz sentido empregar uma solução de nuvem em vez de investir na propriedade e gerenciamento desses empreendimentos caros. Ao usar uma primeira estratégia de nuvem, você pode ter certeza de que seus sistemas são resilientes.

A prova está no que as empresas estão fazendo agora

7 casos de uso de nuvem no setor de energia

A nuvem está transformando o setor de energia desde a forma como os fornecedores obtêm sua energia até a forma como eles interagem com os clientes.

Reunimos abaixo uma lista de casos de uso da nuvem no setor de energia.

 

  1. Melhore a experiência do cliente

A nuvem pode ser usada de muitas maneiras para aumentar o envolvimento do cliente e melhorar a experiência geral do cliente, como oferecer aos clientes insights em tempo real sobre seu uso de energia atual e previsto, sugerir oportunidades de economia com base em seus padrões de uso de energia ou melhorar a chamada experiência do centro.

Vamos ver mais de perto como os contact centers hospedados na nuvem podem melhorar a experiência do cliente.

Os call centers tradicionais têm suas limitações, especialmente quando se trata de trabalho remoto. As empresas devem considerar a implantação de contact centers hospedados na nuvem, como o Amazon Connect, para melhorar a comunicação com o cliente e aumentar o envolvimento do cliente.

Por exemplo, a Contino demonstrou recentemente o valor do Amazon Connect em uma empresa importante de serviços públicos.

Permita que os agentes trabalhem em casa com apenas internet, um navegador e um fone de ouvido

Use Amazon Lex e Amazon Polly, chatbots, para aumentar os níveis de produtividade do agente

Integre-se a produtos de nuvem avançados usando o Amazon Connect com conexões a bancos de dados da AWS, como o DynamoDB, que podem aproveitar os serviços de aprendizado de máquina, como reconhecimento de fala e análise de sentimento, para melhorar processos e scripts. Alimentar tudo isso de volta ao seu CRM, como o Salesforce, pode ajudar a personalizar os serviços para cada cliente.

  1. Use a tecnologia de nuvem para manutenção preditiva

As empresas tradicionais de energia exigem maquinários e sistemas de manutenção de ativos altamente específicos.

Ao empregar sistemas de gerenciamento de ativos em nuvem e algoritmos de aprendizado de máquina para identificar tendências e determinar os melhores horários para agendamento de manutenção para evitar paradas e gerenciamento de inventário/backups, você pode automatizar esses processos para que suas interrupções inesperadas sejam praticamente eliminadas.

A nuvem permite o monitoramento dos ativos em tempo real, garantindo eficiência operacional e transparência.

Por exemplo, a pilha preditiva de integridade de equipamentos da AWS inclui coleta de dados em IoT e outros dispositivos, AWS IoT Analytics, Maintenance & Workforce Management System combinado com Amazon Mobile para automação de equipes de trabalho e SageMaker com Big Data Analytics para aprender novos padrões, incluindo falhas dos dados para previsões cada vez mais precisas.

 

  1. Prever rotatividade de clientes e atrito com clientes

A rotatividade de clientes é uma indicação de que você está fazendo algo errado ou alguém está fazendo o seu negócio muito melhor do que você.

E é caro também. Em nosso relatório The Value of Predicting Customer Churn, descobrimos que estudos mostram que um aumento de 5% nas taxas de retenção de clientes resulta em um aumento de 25% a 95% nos lucros.

Para reduzir a rotatividade e o atrito com o cliente, você precisa prever esses eventos e capturar os clientes antes que eles levem seus negócios para outro lugar. Use o aprendizado de máquina para prever o atrito – por exemplo, se alguém não enviar uma leitura do medidor, é provável que receba um choque na conta e isso causa atrito para o cliente. Para evitar isso, você pode usar notificações automatizadas para evitar essa sensação de choque.

Durante o COVID, onde há realmente um aumento no uso de energia do cliente devido ao trabalho em casa, o desafio é prever que os clientes inadimplentes em seus pagamentos devido a choques nas contas.

Isso pode ser feito, por exemplo, com uma combinação de aprendizado de máquina Amazon Aurora, SageMaker e Amazon Comprehend para análise de sentimento no atendimento ao cliente.

 

  1. Possibilitar novas formas de trabalho para se tornar mais eficiente e resiliente

No ano passado, houve uma mudança acelerada do escritório para locais de trabalho não tradicionais. E a forma como trabalhamos também está evoluindo.

Isso é especialmente aparente no setor de energia, onde a força de trabalho é altamente distribuída entre os locais e grandes porções da força de trabalho passam parte ou todo o tempo no local, longe de um escritório.

Usar a nuvem para mudar a maneira como os provedores de serviços públicos operam permite que você adote uma abordagem ágil que oferece suporte à inovação e à eficiência operacional.

Agilidade também significa que você pode se tornar mais responsivo a desafios inesperados, aumentando a resiliência do mercado. Como uma indústria altamente regulamentada, as empresas de energia precisam estar prontas para se adaptar às mudanças nas circunstâncias.

Aproveitar o poder da nuvem para mudar seu modelo operacional ajudará a trazer mudanças favoráveis. Se for trabalhar em casa, serviços como o Amazon Workspaces podem ser usados em qualquer lugar como desktop como serviço. As soluções de gerenciamento de identidade permitem que os funcionários vão a qualquer lugar com segurança incorporada.

 

  1. Dados e análises em tempo real

Parte da agilidade em geral é a capacidade de tomar rapidamente decisões difíceis de negócios: saber quando mudar de direção, tentar algo novo, interromper um projeto e assim por diante.

Para poder tomar esse tipo de decisão rapidamente, você mal pode esperar que seus analistas de dados produzam um relatório detalhado para o final do trimestre. São necessárias soluções de análise e dados em tempo real para poder identificar rapidamente os problemas e os sucessos.

Ao rastrear o uso de energia do cliente, as interações do cliente com seu aplicativo/sites/centro de contato e novas aquisições de clientes em tempo real, você pode obter informações ao vivo sobre o impacto de novas campanhas (por exemplo, esforços de marketing, novas ofertas de produtos etc.). Isso permite decisões mais inteligentes, rápidas e baseadas em dados sobre a escalabilidade dessas campanhas ou não.

Ter esses insights em tempo real também pode ser crítico para orientar as respostas a eventos externos que afetam o uso de energia do cliente. Imagine ter insights imediatos sobre a mudança na demanda de energia devido à Covid e previsões em tempo real sobre as quais os clientes provavelmente procurariam planos mais baratos (ou fornecedores de energia mais baratos) devido ao aumento de custos.

Ou imagine como você poderia controlar melhor a experiência do cliente durante as interrupções se tivesse a tecnologia IoT conectada à nuvem monitorando sua infraestrutura principal. Você não apenas poderia responder a interrupções mais rapidamente (e até mesmo evitá-las), mas também acionar notificações com base na interrupção para informar ao cliente que você está trabalhando para repará-lo antes mesmo que ele perceba.

Esses resultados ágeis só são possíveis com serviços poderosos de dados e análises, como os oferecidos pelos CSPs. Ter computação escalonável, armazenamento acessível e soluções gerenciadas permite que as equipes inovem rapidamente, obtenham insights mais rápidos sobre seus negócios e melhorem a experiência do cliente.

 

  1. Melhore a colaboração

Por mais fantásticas que sejam as soluções de infraestrutura, automação e software, você ainda precisa de pessoas para capacitar essas soluções. E como sempre, a colaboração é o caminho para encontrar a solução ideal – duas cabeças pensam melhor que uma. A remoção de barreiras e atritos em esforços colaborativos também é possibilitada pela nuvem.

 

Por exemplo, as implementações de negócios do Microsoft 365 baseadas em nuvem permitem que os membros da equipe trabalhem de qualquer lugar, simultaneamente em aplicativos da Microsoft, com bibliotecas de conhecimento inteligentes, equipes com marcação integrada e edição de arquivo em linha, além de gerenciamento avançado de usuários.

 

A partir de nossa migração M365 na JERAGM, a empresa observou que “tarefas simples como marcar uma reunião, colaborar com uma equipe e compartilhar um documento deixaram de ser difíceis e demoradas para um processo rápido e contínuo”.

 

  1. Reduza o custo ecológico

Devido às ambiciosas metas líquidas zero estabelecidas pelos governos, esperamos ver um alinhamento do custo dos negócios com o custo ecológico. O setor de energia, em particular, está sob mais pressão do que nunca para lidar com seu impacto ambiental por meio de soluções tecnológicas mais inteligentes e ecológicas.

A nuvem pode ser usada para reduzir custos ecológicos no setor de energia seguindo os três Rs da nuvem: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

A computação em nuvem tem o potencial de reduzir o tempo de lançamento no mercado. Ao reduzir o tempo necessário para provisionar a infraestrutura, a nuvem pode reduzir significativamente seu tempo de lançamento no mercado, liberando mais tempo para inovação e permitindo mais oportunidades de crescimento.

Você pode reutilizar infraestrutura e código. Os benefícios de usar plataformas de nuvem para sua infraestrutura é que os próprios CSPs cuidam da camada física subjacente, permitindo-nos reutilizar a infraestrutura virtual que podemos provisionar (e reduzir quando não for necessário). O uso de código para descrever e instanciar sua infraestrutura permite que esse código seja reutilizado e reaproveitado repetidamente, removendo reiterações dispendiosas e reduzindo drasticamente o retrabalho.

E, por último, você pode reciclar práticas recomendadas e processos de negócios. A nuvem é uma quantidade conhecida no cenário tecnológico, e a reciclagem das melhores práticas, arquiteturas de modelos comuns, governança e controles são possíveis. Os próprios CSPs estão inovando continuamente para tornar as melhores práticas conhecidas mais facilmente alcançáveis, o que significa menos tempo, esforço e custo ecológico incorridos no sucesso da empresa.

A nuvem é uma parte fundamental de qualquer estratégia baseada em dados

Se você não está pensando primeiro na nuvem, é hora de priorizar. Seu orçamento de tecnologia deve investir estrategicamente em soluções baseadas em dados para evitar incidentes e reduzir riscos, melhorar a satisfação do cliente e permanecer competitivo em um setor que está passando por uma mudança altamente significativa e rápida.

Conheça nossos serviços e eleve seu potencial às nuvens!

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