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iFood melhora entregas com ajuda de serviços AWS

 

O iFood, aplicativo de entregas líder na América Latina, está apostando nas soluções de Machine Learning e inteligência artificial da Amazon Web Services (AWS).

Durante o evento AWS Summit 2020, a empresa compartilhou que criou uma academia interna de inteligência artificial focada no desenvolvimento de pesquisas sobre Machine Learning, deep learning e eficiência logística.

Como já nasceu em um ambiente digital, a startup já possuía uma cultura data driven muito forte, mas, no modelo usado até dois anos atrás, as demandas que surgiam eram respondidas de forma individual, o que não comportava uma grande escala.

Somando isso à complexidade da operação — que precisa agradar consumidores, restaurantes e entregadores — e à exigência dos clientes, que se tornou cada vez maior, a empresa resolveu apostar em IA e Machine Learning para ganhar essa escalabilidade.

Amazon SageMaker oferece precisão

Em um de seus primeiros projetos, o iFood está usando o Amazon SageMaker, plataforma de aprendizado de máquina em nuvem lançada em 2017, para prever o tempo de entrega dos pedidos com mais precisão.

Com um simulador de rotas, a equipe analisa diferentes parâmetros de operação de acordo com o dia da semana ou o horário do dia, considerando que sua numerosa operação está concentrada em dois momentos: a maioria no jantar e um pouco menos da metade no almoço — tornando-se mais intensa nas sextas, sábados e domingos.

O simulador funciona em ambiente AWS de forma muito parecida com um videogame, conseguindo testar situações específicas, como o que aconteceria em caso de tempo chuvoso, se houvesse o dobro de entregadores ou a metade deles, com mais ou menos pedidos.

Assim, é possível mexer com os parâmetros nesse ambiente seguro, colocá-los em produção e monitorá-la agressivamente, podendo observar o que está acontecendo de forma diferente do ambiente de simulação.

No final do dia, o time retorna essas informações para o simulador e treina os algoritmos.

Otimização

Segundo a empresa, o uso desses algoritmos acelerou a descoberta de novas rotas e reduziu em 12% a distância de viagem durante as entregas.

“A gente conseguiu aumentar a nossa velocidade de experimentação, de forma segura e escalável, dentro da parte logística, algo que é bem difícil de experimentar. Então a nossa velocidade para avançar nas nossas melhorias em logística aumentou demais”, conta Sandor Caetano, chief data scientist do iFood.

Em outro projeto, a companhia usou Machine Learning para estimar o tempo de preparo de cada prato, assim como o tempo que o entregador leva para chegar ao restaurante onde a refeição está sendo produzida, reduzindo o tempo de espera do profissional.

Dessa maneira, o tempo ocioso dos entregadores diminuiu 50% e, segundo a empresa, isso gera um efeito em cadeia que ajuda em um delivery mais rápido e diminui a falta de profissionais.

Com a mudança, o acordo de nível de serviço (SLA, na sigla em inglês), que indica as entregas realizadas dentro do tempo prometido, subiu de 80% para 95%.

A empresa também usa o Amazon SageMaker para processar os modelos de preferência dos usuários, mostrando seus restaurantes preferidos de forma personalizada, assim como recomendações de refeições.

“A ferramenta que a gente usa tem mais tempo de mercado, então tudo que a gente precisa fazer é criar uma biblioteca que costure as ferramentas que a AWS disponibiliza para aquilo que eu preciso dentro do iFood. Então o nosso tempo de desenvolvimento e adaptação para o nosso domínio, para o nosso problema que é super heterogêneo, é reduzido”, explica Sandor Caetano, chief data scientist do iFood.

Investimento na nuvem

No início do ano, a AWS anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para expansão de sua infraestrutura em nuvem na América do Sul nos próximos dois anos, oferecida a partir de um data center em São Paulo.

“Machine Learning não é só uma coisa do futuro, isso está acontecendo agora e nossos clientes estão mais do que empolgados em reinventar a experiência do consumidor na prática”, ressalta Swami Sivasubramanian, VP de Machine Learning Services na AWS, que também participou da conversa.

A iFood, única sul americana com destaque na abertura do AWS Summit, está há nove anos no mercado. Com origem brasileira e presença no México e Colômbia, a empresa entrega mais de 39 milhões de pedidos todos os meses em mais de mil cidades.

São 150 mil entregadores cadastrados na ferramenta, além de mais de 230 mil restaurantes.

Este artigo foi feito por Baguete Diário.

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