HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Na palma da mão: IoT está ajudando no controle da pandemia

 

Não é novidade que a tecnologia tomou conta de todos os setores da vida humana. Mas a sensação de estarmos online praticamente todo o tempo, através de aparelhos IOT, nos faz sentir e agir muitas vezes sem notar propriamente a conectividade. Só paramos para refletir quando sentimos falta dela, em uma sensação análoga à que temos com a energia elétrica, por exemplo.

Mas a pandemia está ajudando a repensar a forma como olhamos para a conectividade. Especialmente porque aparelhos conectados, dotados de funcionalidades como inteligência e análise de dados, podem ajudar a conter o contágio em locais ou momentos que demandam a interação de muitas pessoas.

Pulseiras Inteligentes

Pulseiras inteligentes estão entre alguns desses elementos. Elas estão ajudando a resolver dores que existem desde as quadras de esporte até grandes fábricas que precisam manter suas operações funcionando.

Uma das primeiras aplicações da pulseira inteligente veio no ano passado, durante a temporada 2019-20 de basquete da NBA. Os jogos foram suspensos por mais de 140 dias depois que um jogador testou positivo para o Covid. Mas assim que os jogos foram retomados no final de julho o acessório foi implantado. Aliado aos cuidados da OMS, a pulseira apresentou resultados importantes e ajudou a conter o contágio.

Jogadores, treinadores e repórteres cobrindo as equipes também passaram a adotar o bracelete que, equipado com um minúsculo chip, emitia um aviso por luz e som quando os portadores ficavam muito próximos uns dos outros por muito tempo. Além disso, armazenavam informações sobre o círculo de pessoas com quem o portador teve contato nos dias e semanas anteriores. Isso ajudava a dar visibilidade sobre eventuais pessoas a serem avisadas em caso futuro de Covid positivo, recomendando isolamento, por exemplo.

Ampliação do IoT

Por trás dessa tecnologia está a startup alemã Kinexon de acessórios conectados aplicados especialmente ao esporte. Com o primeiro resultado comprovado nas quadras no ano passado, a empresa agora está focada em atingir públicos mais amplos, como as linhas de produção de fábricas, armazéns e centros de logística, onde milhões de pessoas continuam trabalhando.

Além das pulseiras inteligentes o IoT pode existir em diversas formas, e muitas delas podem ser ferramentas essenciais para o controle da pandemia.

Este artigo foi feito por Forbes

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO