HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que é computação em nuvem?

Atualmente uma das maiores tecnologias que são usadas em diversos tipos de empresas ao redor do mundo é a computação em nuvem.

Mas você sabe o que significa e como a computação em nuvem funciona? Acompanhe esse artigo e saiba os benefícios e as vantagens de adquirir essa tecnologia para a sua empresa ou negócio.

A computação em nuvem é a possibilidade de oferecer recursos de uma forma sob demanda, ou seja, você será capaz de armazenas os seus dados sem precisar usar o gerenciamento de quem está utilizando.

Essa forma de armazenar os dados se tornou muito mais viável e barata, pois permite que grandes empresas guardem os seus dados em um servidor remoto e consiga acessar eles através do uso da internet.

Desta forma, é possível diminuir os custos quando falamos sobre máquinas de grandes portes e funcionários gerenciar o processo de armazenamento. A computação em nuvem permite que todo esse processo seja feito através de uma outra empresa com custos muito menores.

A computação em nuvem fornece diversos benefícios e vantagens não apenas para as empresas, mas também para os usuários de todo o mundo.

Se até um tempo atrás era necessário armazenar os nossos dados em locais físicos, como: CD, pen drive, HD, entre outros, atualmente há diversos serviços de armazenamento em nuvem que permite que guardemos nossas informações como fotos, documentos, vídeos, entre outros em serviços que utilizam a computação em nuvem.

A computação em nuvem é dividida em três principais tipos, são eles:

IaaS

Como o nome já diz, o IaaS significa “Infrastructure as a Service”, ou seja, é contratado um local e todos os equipamentos de uma outra empresa para armazenar toda a parte de hardware e infraestrutura de um projeto.

PaaS

Já PaaS significa “Platform as a Service”, e esse serviço é utilizado para que um ambiente virtual seja criado, e toda a parte de hospedagem e controle do banco de dados e do software torna-se possível ser feito.

SaaS

A SaaS é a sigla para “Software as a Service” e significa que é possível acessar um serviço na web que é gerenciado por terceiros e que utiliza uma interface totalmente criada no lado do cliente.

Benefícios e vantagens de utilizar computação em nuvem

Agora que você já sabe o que é a computação em nuvem, confira a seguir os principais benefícios e vantagens de adotar essa tecnologia.

Talvez a principal e mais comentada vantagem de utilizar a computação em nuvem é que não se torna mais necessário adquirir grandes quantidades de máquinas com poder de processamento muito alto.

Isso por si só já representa outra grande vantagem: redução de custos. Como os seus dados, sua plataforma ou seus serviços será gerenciado e armazenado em um local que cobra pelo o que você usa, há uma grande redução de custo.

Além disso, a computação em nuvem permite que esses dados sejam acessados de qualquer dispositivo que possua acesso a internet. Através dessa facilidade, é possível criar serviços e softwares que serão disponibilizados para todo o mundo.

Você tem interesse em conhecer mais sobre as soluções de computação em nuvem que a dataRain oferece? Clique aqui e conheça as diversas áreas que nós cobrimos e verifique qual o melhor serviço para a sua empresa!

Conheça nosso case de sucesso: Estudo da Biomassa da Amazônia.

Deixe nos comentários qual a sua experiência com a computação em nuvem e quais foram as grandes vantagens que ela representou para a sua vida!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO