HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Transformação Digital e Data Driven

Você já parou para pensar quais os benefícios e os motivos que levam organizações do agronegócio a migrarem para a nuvem? Não? Vamos discutir um pouco aqui neste texto alguns destes motivos, mas antes disso, gostaria de apresentar dois conceitos que vão direcionar a nossa conversa:

Transformação Digital e Data Driven.

Claro que vamos falar de maneira resumida, pois cada um destes conceitos merece obras e maiores holofotes para uma discussão mais aprofundada, claro.

Começaremos pela Transformação Digital, que é muito mais do que a adoção de tecnologias por parte de uma empresa, ou a modernização de determinado segmento ou setor de uma companhia.

Transformação Digital

Pode ser entendido como a mudança de mentalidade, uma mudança na cultura organizacional das empresas para que estas se tornem mais modernas, atualizadas e para que estas consigam acompanhar os avanços tecnológicos, que como sabemos, não param e não vão cessar.

Se formos analisar cronologicamente, desde a criação da roda, as revoluções industriais até a criação da inteligência artificial e as mais modernas tecnologias, estamos passando por um “boom” de novas tecnologias e o conceito de Transformação Digital vem exatamente para trazer metodologias para uma adoção em níveis corporativos, para que as empresas possam acompanhar, adotar e se manterem atualizadas com todo este avanço – visando assim retirarem todo o potencial positivo e se beneficiarem dos impactos que tais tecnologias podem gerar a seus negócios e à sociedade como um todo.

E falando em “boom”, estamos vivemos também em uma época de um crescimento exponencial na geração de dados, como nunca se viu antes. Durante os próximos seis minutos, o mundo terá gerado 9,1 mil terabytes de dados. Isso significa mais de dois milhões de stories publicados, 1,2 milhão de pessoas em conferência via Zoom, 400 mil aplicações para vagas de emprego no LinkedIn e 250 milhões de mensagens trocadas no WhatsApp. É o que estimaram, em 2021, o Instituto Gartner e a plataforma de gestão de dados Domo.

Com tantos dados sendo gerados, mais do que jamais antes visto, cabe às empresas e seus executivos captarem tais informações e tirarem informações valiosas para o crescimento de suas companhias, este é o grande desafio das companhias do futuro. Daí vem o conceito de Data Driven, ou cultura Data Driven – que é a mudança na cultura organizacional para que as empresas direcionem os seus esforços para a tomada de decisões baseada em dados.

Companhias como Netflix, Youtube, Google, Fórmula 1, Facebook, Twitter e diversas outras já tem uma cultura consolidada e gerida pela busca de dados e insights. A Transformação Digital impulsiona tal metodologia, pois sem os avanços tecnológicos não seria possível captarmos os dados e tirarmos todo o valor que eles têm a nos oferecer – tecnologias como IoT, Inteligência Artificial, Machine Learning, Data Analytics vêm exatamente para impulsionar o resultado da captura e análise de dados no geral.

Conceitos de Transformação Digital e Data Driven,

Mas onde entra o Agronegócio nisso? Onde entra a nuvem nisso tudo? Vamos primeiro falar sobre o segmento agro, alguns dos desafios que este setor enfrenta e os alguns dos maiores obstáculos que impactarão diretamente o setor em um espectro global nas próximas décadas.

Estima-se que até 2050 a população mundial poderá crescer em mais de 3 bilhões de pessoas e que ocorra a incorporação de mais 1 bilhão de pessoas em estado de insegurança alimentar, situação em que a população de um país ou região não tem acesso físico, social e econômico a recursos e alimentos nutritivos que atendam às suas necessidades dietéticas e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável. Apenas com estes dados, estima-se que a produção de alimentos e disponibilidade destes teria de aumentar em cerca de 70%.

Além deste cenário temos também os aspectos sociais que pressionam a produção agrícola por uma produção mais sustentável. A busca pela proteção ambiental, o temor pelos efeitos negativos das mudanças climáticas globais, as mudanças nos hábitos alimentarem, as mudanças nas diretrizes políticas são outros aspectos que influenciarão e impactarão diretamente o agronegócio nas próximas décadas.

Com tantas variáveis em jogo, tantos desafios e mudanças que poderão gerar grandes impactos ao agronegócio e à sua dinâmica atual cabe ao segmento a busca incessante por um maior nível de produtividade e maior eficiência em suas operações – o bom e velho “fazer mais com menos”. Como conseguir mais com menos em um cenário tão desafiador? Transformação Digital é a resposta e apenas companhias com uma cultura Data Driven conseguirão tirar todo o potencial de suas operações e “sobreviverem” em um cenário tão desafiador.

Aqui entram os benefícios da migração à nuvem no agronegócio.

A Nuvem Pública, possibilita às empresas o acesso aos mais diversos e modernos recursos de tecnologia que impactarão diretamente à sua produtividade. Vamos juntos pensar por partes?

O Agronegócio em si é uma cadeia que gera muitos dados e para que as companhias possam captar, armazenar, transformar e gerar insights valiosos com tais dados apenas as mais avançadas tecnologias de: IoT (conexão de dispositivos para a captura de dados), Bancos de Dados / Data Lake / Data Warehouse (armazenagem de dados), ETL (Transformação de dados), Data Analytics (Análise de Dados), Inteligência Aritificial / RPA / Machine Learning (impulsionar, automatizar os processos e à obtenção de insights e previsões baseados em dados) e B.I (apresentação das informações em formas visuais e de fácil interpretação), podem impactar diretamente na produtividade do agronegócio.

Estes são apenas alguns dos exemplos de tecnologias que podem impactar diretamente a produtividade das companhias e a nuvem pública é onde as empresas conseguem ter acesso a estes diversos resultados da maneira mais direta, transparente e simplificada possível… Basta alguns cliques para que você tenha acesso a estes recursos.

Busquei trazer uma visão diferente dos benefícios que a nuvem pública pode garantir às organizações do agronegócio, além dos mais diversos benefícios que já são comumente conhecidos no mercado como: Diminuição de custos; Foco no trabalho remoto; mais mobilidade; Flexibilidade; Segurança; Tomada de decisão mais ágil; Elasticidade.

Blog dataRain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO