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A utilização de assistentes virtuais no apoio a educação

Por Sergio Zaccarelli

Portal Blog da AWS

Já não é de hoje que vivemos mudanças em nossa sociedade através do uso cada vez maior de tecnologia no nosso dia a dia, possibilitando o uso de dados e sistemas para aperfeiçoamento de processos, aumento da eficiência dos indivíduos e consequentemente melhoria nos resultados.

Tecnologia na Educação

No segmento educacional também podemos observar a mesma situação. Principalmente quando falamos sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), onde esse novo meio gera um grande volume de interações em diversos formatos. Com ele, os alunos conseguem, por exemplo, consumir conteúdos em formatos multimídia variados, por meio de aulas digitais, exercícios, provas online, e muito mais. Além disso, tais sistemas demandam uma interação em ambiente virtual. Onde muitas vezes alunos e professores têm dificuldades na realização de algumas tarefas que seriam mais triviais e intuitivas em ambiente físico. Como, por exemplo, interagir com pessoal responsável pela coordenação e administração, obter informações, realizar agendamentos, dentre outros.

Segundo um estudo de 2020 da Indiana University envolvendo mais de 180 instituições de ensino e 137 mil estudantes, os cursos realizados pelos respondentes foram em 88% no formato remoto (na totalidade ou parcial). Ou seja usando tecnologia para a participação e engajamento. Nesta mesma pesquisa, estudantes que avaliaram suas experiências de ensino como desapontadoras destacaram a falta de resposta de professores a solicitações, comunicação pouco esclarecedora, dificuldades de interação com tecnologias e de se obter auxílio. Isso indica a necessidade de se atender a esta demanda por uma melhor interação e engajamento entre aluno e instituição. Onde a tecnologia pode desempenhar um importante papel.

Assistentes virtuais

Neste contexto em que cada vez mais as salas de aula virtuais são uma realidade, os assistentes virtuais se tornaram uma alternativa real para usuários interagirem de forma conversacional com dispositivos (celulares, tablets e outros como Echo Dot). A fim de interagirem tanto para pesquisa e consumo de materiais de estudo. Bem como apoio na interação com as instituições educacionais sobre dúvidas em aspectos administrativos (‘secretaria digital’), solicitação de documentos, agendamentos com professores e assistentes, assim como demais opções.

Como assistentes virtuais podem beneficiar Professores e Estudantes

Parte do desafio de se estar conectado é que coordenadores de ensino, professores e alunos acabam por utilizar uma variedade de soluções tecnológicas para gerenciamento de suas atividades no dia-a-dia das aulas. Sendo muitas vezes diversos sistemas distintos como Learning Management Systems (LMS), Student Information Systems (SIS), e plataformas de comunicação diversas. Através destas diferentes soluções, dados separados em silos de informação podem dificultar que todas as partes envolvidas nestes processos consigam acessar da melhor forma as informações relevantes. Bem como receberem respostas rápidas a requisições. E aí que o assistente virtual pode auxiliar, criando um ponto focal de informação único que permite um acesso rápido, dinâmico e mais conveniente a todo este ecossistema.

Para um professor, imagine o seu próprio assistente pessoal de apoio ao ensino. Lembretes de calendários, criações de listas de presença online, programação de tarefas rotineiras e resposta a solicitações por informações simples podem ser realizadas pelos alunos a qualquer momento. Sem necessidade de interação direta pessoal, otimizando tempo, aumentando eficiência e possibilitando foco em interações com real propósito, que realmente agregam valor no relacionamento aluno e professor.

Já para o aluno, a utilização de um assistente pessoal (ou Assistentes virtuais) pode trazer, além dos benefícios já elencados anteriormente sobre a rotina do professor, um poderoso aliado para que os alunos estudem e aprendam. Seja revisando o material das classes, respondendo a questões mais diretas, dispor materiais adicionais de apoio, e acesso rápido a trechos de aulas gravadas e transcritas e a materiais em texto que auxiliam o aprendizado e resolução de dúvidas solicitadas ao assistente.

Utilizando Alexa para educação na prática – arquitetura e exemplos

Mas em termos práticos, como realizar esta integração entre a Alexa e todo o ambiente das instituições de ensino?

Uma skill de Alexa tem tanto um modelo de interação – ou interface de usuário de voz –  como uma lógica de aplicativo. Quando um cliente fala, a Alexa processa a fala no contexto do seu modelo de interação para determinar qual foi a solicitação do cliente. Ela então envia a solicitação à sua lógica de aplicação de skills, que processa essa informação. Numa skill, você fornece a lógica do aplicativo como um serviço de nuvem de back-end hospedado pela Alexa, AWS ou outro servidor.

Existem diversos tipos de skills, mas no cenário em que as instituições de ensino querem customizar e personalizar a interação a realizar. E assim, se integrar com diversos sistemas que cada cliente utiliza, a mais adequada é a personalizada (Custom Skill), integrando com serviços AWS que permitem uma experiência adaptada à necessidade do caso de uso. E utilização de serviços serverless de baixa carga operacional, resilientes e confiáveis.

Ampliando recursos

O Alexa Skills Kit oferece aos desenvolvedores a capacidade de ampliar os recursos da Alexa. Criando experiências de voz e visuais naturais e envolventes. Skills bem-sucedidos são formadores de hábitos e os usuários sempre retornam para obter algo exclusivo e capaz de agregar valor de maneiras novas, inovadoras e sem atrito.

As APIs do Alexa Skills podem estar configurados para fornecer respostas diretas a solicitações, sendo acionador de uma requisição ao serviço AWS Lambda. O Lambda é um serviço de computação sem servidor (serverless) que permite executar código sem provisionar ou gerenciar servidores. Com ele, você pode executar o código para praticamente qualquer tipo de aplicação ou serviço de back-end, sem precisar de administração. Através de funções de Lambda desenvolvidas você poderá criar respostas às requisições feitas via skill Alexa de forma transparente. Criando respostas de fala e interagindo com sistemas da instituição como plataformas de ensino, portais de conteúdo e outros sistemas.

Conclusão

O papel das instituições de ensino é o de oferecer recursos para que os alunos possam viver o conhecimento de forma plena. E a tecnologia educacional pode ser uma grande aliada neste processo.

A tecnologia inovou, facilitou e permitiu muitas possibilidades nas ferramentas de gestão. E na área educacional não é diferente. Adotar a tecnologia na gestão da infraestrutura escolar e no apoio em atividades de aprendizado é, cada vez mais, um investimento garantido. A fim de dinamizar e agilizar os processos do dia a dia. Levando as instituições a um modelo de educação do futuro, mais moderno e interativo.

*Sergio Zaccarelli é Engenheiro de Computação com mais 20 anos de experiência, e arquiteto de soluções do time de Setor Público no Brasil com foco em clientes da área de Educação

O artigo completo  foi  publicado por Blog da AWS

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