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Casos de uso da Amazon Alexa no Setor Público

Diversos países já usam a assistente da Amazon em suas administrações para o atendimento à população. Confira:

No Reino Unido, os dispositivos da família de produtos Amazon Alexa (Echo Dot, Plus, Spot, Show) já podem ser utilizados para procurar informação sobre o passaporte (por exemplo: quando renovar, onde, por que preço), as reformas institucionais e o salário mínimo.

O projeto, que começou há seis meses, tem o objetivo de permitir aos residentes do Reino Unido encontrar informações oficiais, através da Internet, sem ter de utilizar um teclado ou navegar várias páginas em um site.

Ao todo, a base de dados que as assistentes virtuais passam a utilizar para responder às perguntas inclui 12 mil itens de informações disponíveis do governo britânico.

E muitos outros países estão fazendo o mesmo, cada um com seu uso específico, em constante ampliação. A seguir, veja como está sendo o uso da Amazon Alexa no Setor Público ao redor do mundo:

Atualizando as condições da estrada

Os aplicativos de navegação guiados por voz são fundamentais para ajudar os usuários a evitarem caminhos erradas e atrasos causados pelo tráfego intenso. É por isso que funcionários do governo da Ilha de Man, um destino entre a República da Irlanda e a Grã-Bretanha, oferecem uma habilidade Alexa para fornecer informações essenciais de trânsito.

Depois de ativar a habilidade e dizer “Alexa, abra a Manx Travel”, os usuários podem solicitar atualizações sobre fechamento de estradas ou pedir a ela que leia os sinais de trânsito localizados na ilha. Os desenvolvedores planejam adicionar recursos que fornecem informações de voo também.

Essa habilidade do Alexa permite que as pessoas obtenham as informações que precisam sem olhar sequer tocarem em seus telefones.

Melhorando o acesso às informações do governo

Os sites governamentais nem sempre possuem layouts intuitivos e esse problema geralmente faz com que as pessoas evitem visitá-los. Durante uma rodada de atualizações do site, oficiais do governo na Geórgia notaram que muitos visitantes com deficiência visual usavam leitores de tela para acessar o conteúdo. Isso os levou a pensar em como o pool geral de usuários do site poderia se beneficiar da criação de uma assistência em áudio. O estado finalmente lançou a habilidade Ask GeorgiaGov, que ajuda os usuários a encontrarem respostas para as perguntas mais frequentes.

Estudos sobre portais de autoatendimento indicam que isso pode ser um enorme redutor de custo. As estatísticas de uma empresa do setor industrial descobriram que se um em cada 12 clientes diagnosticasse seus problemas técnicos em vez de ligar para o número de atendimento ao cliente, a empresa economizaria até US$ 10 milhões em custos em aproximadamente 18 meses.

Treinando a próxima geração de motoristas

Utah foi um dos primeiros estados a adotar o Amazon Alexa para aprimorar os serviços do governo, em abril de 2016. Agora, o governo usa a plataforma para ajudar os residentes a tirar a carteira de motorista, bastou vincular o Alexa ao exame escrito. Os usuários podem responder diretamente às perguntas que o assistente faz. As estatísticas indicam que 37 mil novos candidatos tentam obter carteiras de motorista a cada ano por lá.

Como Utah, Mississippi também usa o Amazon Alexa para aprimorar seus serviços governamentais desde 2016. Os residentes do estado podem consultar a Alexa para obterem informações sobre uma ampla variedade de tópicos, de impostos a matrículas de veículos, e a tecnologia extrairá as respostas da plataforma MyMS do estado.

Respondendo às dúvidas dos cidadãos

No início deste ano, a Geórgia lançou o Ask GeorgiaGov, habilidade do Alexa que fornece acesso fácil a informações sobre serviços estatais.

Las Vegas desenvolveu cerca de nove conjuntos de habilidades, que permitem aos usuários perguntarem sobre parques, eleições, calendários da comunidade e o status das licenças de construção.

A University Park, no Texas, contratou a empresa Imaginuity para ajudar a traduzir as informações disponíveis em seu site para os residentes. Agora, as pessoas podem solicitar boletins, atualizações de tráfego e outras informações cívicas. O pedido mais popular até agora tem sido para eventos que estão acontecendo na cidade naquele dia.

Cary, na Carolina do Norte, utiliza várias habilidades do Alexa sobre informações municipais que os moradores costumam esquecer, informações como quando é a reciclagem e a coleta de lixo, ou a que horas os 23 parques da cidade fecham. As autoridades da cidade também estão estudando uma nova habilidade para permitir que os moradores denunciem problemas para o governo local, relatando quando sua coleta de lixo foi perdida ou pedindo para agendar a coleta de óleo e graxa.

Gostou das soluções do Alexa no setor público? Então, conheça usos do Alexa na saúde – parte 1 e parte 2.

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