HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que é jornada para nuvem? Entenda como obter sucesso no processo

A jornada para nuvem trará produtividade e segurança para a sua empresa. Aprenda a planejar esse processo

Quando o assunto é tecnologia e segurança da informação, a computação em nuvem é uma das principais tendências. Ela é utilizada para armazenamento e proteção de dados já em grande escala pelo mundo. Em um futuro não muito distante, vai se expandir ainda mais: quase 100% das empresas terão adotado esse modelo –  e as que não se adaptarem correm o risco de se tornarem obsoletas. Mas como fazer essa jornada para nuvem? A que sua empresa precisa ficar ligada?

Também conhecida por seu nome em inglês, cloud computing, a computação em nuvem pode ser explicada, em termos gerais, como um modelo em que recursos de tecnologia são armazenados em provedores online. Ou seja: grandes quantidades de dados e serviços acessíveis por meio da internet, de maneira segura com funcionamento rápido.

A mudança é tão significativa quanto a que se deu em relação ao formato físico dos computadores: enquanto as primeiras máquinas ocupavam prédios inteiros, hoje, já existem nanocomputadores com capacidade de processamento infinitamente superior.

Jornada para a nuvem: veja como fazer a migração de infraestrutura

1 Planejamento e diagnóstico

A jornada para nuvem deve ser feita de maneira planejada – ela não acontece de um dia para o outro. Assim como em qualquer outro tipo de mudança, a fase de planejamento é indispensável.

Nessa etapa, a empresa precisa listar seus objetivos e antecipar os desafios que podem surgir durante a jornada para a nuvem.

Um dos principais benefícios da computação em nuvem é a redução de custos. Contudo, quando não se respeita o planejamento, crescem as chances de uma migração frustrada. Isso acontece porque a falta de uma estratégia bem delineada de jornada para a nuvem pode gerar investimentos desnecessários e diagnósticos equivocados.

Será preciso considerar quais tecnologias estão sendo utilizadas na empresa, qual é a quantidade memória RAM e de storage utilizadas atualmente. A empresa também deve listar o total de vCPU e a velocidade do link de conexão.

A partir daí, cria-se um plano para replicação do ambiente e proposição de melhorias, antes da implementação em si. Faz-se também um planejamento financeiro, já que após a migração, os serviços serão pagos conforme o consumo, podendo variar bastante de acordo com a sazonalidade e o segmento empresarial.

2 Migração

Após um diagnóstico bem definido, é hora de fazer a migração de plataforma. Migrar para a nuvem não é um simples ato de “copiar” um banco de dados de um servidor físico, por exemplo, e “colar” as informações em uma plataforma online. As metodologias e os conceitos aplicados por uma equipe de TI que trabalha da forma mais tradicional precisam passar por revisões durante a jornada para nuvem. Treinamentos e cursos são fundamentais.

A vantagem dessa atualização é que o gerenciamento de serviços de TI se torna mais eficiente e produtivo. Dessa forma, a segurança digital, por exemplo, que é fundamental para as atividades das empresas, ganha reforços.

Dentro de uma empresa, a jornada para nuvem mais bem-sucedida talvez seja aquela que é menos notada pelos colaboradores porque não gera transtornos, mudanças drásticas em procedimentos cotidianos ou perda de informações.

Para isso, entretanto, é necessário que haja diálogo e canais de comunicação abertos entre as equipes de TI e os outros departamentos da empresa. Apesar de trabalharem em ritmos diferentes, esses times precisam buscar uma coordenação de movimentos para que a jornada para a nuvem ocorra de maneira rápida e eficaz

3 Testes

 A fase de testes e homologação também é fundamental. Posteriormente à migração, implementam-se as melhorias para otimizar os recursos em nuvem.

Quer saber mais sobre jornada para nuvem? Entre em contato com a dataRain!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO