O ecossistema de Internet das Coisas (IoT) vai muito além das casas inteligentes. Ela tem relação direta com a eficiência e a produtividade das grandes empresas. Um estudos mostram que, entre 2018 e 2021, o número de empresas que estão em fase de PoCs (prova de conceito) de tecnologias relacionadas a IoT, cresceu 15 pontos percentuais na América Hispânica e 25 pontos percentuais no Brasil, com 57% das empresas já em processo de implementação do IoT.
Soluções usadas
Dentre as soluções mais usadas por essas organizações, estão: monitoramento de ativos (sensores) e manutenção preditiva (31%), geolocalização (28%) . Além de rastreamento de entregas, cargas e/ou logística externa (27%), no Brasil. Na América Hispânica, o uso está mais voltado a vídeo analytics para monitoramento de pessoas e ambientes (49%), gestão de estoque e logística interna (27%) e geolocalização (26%).
Importância da tecnologia
De acordo com o estudo, a percepção da importância dessa tecnologia foi impactada, no curto prazo pela pandemia. Desde 2016, o Brasil vinha em uma curva contínua de crescimento e, em 2021, os dados revelam uma redução de 9% (de 42% para 33%) entre aqueles que classificaram a importância das soluções de IoT como “Muito Alta” ou “Alta”, quando comparado com a percepção relatada em 2019, última edição do estudo. Ainda segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados avaliando a importância das soluções de IoT para os negócios como “Muito Alta” e “Alta”. Com isso, 42% das empresas no Brasil e 35% na América Hispânica planejam investir em projetos de IoT nos próximos 18 meses.
Dentro dessa projeção, nacionalmente os setores com mais planos concretos de investimento são o agronegócio (50%) e manufatura (49%). Na América Hispânica o segmento de Utilities se destaca, com 56% das empresas almejando implementar a tecnologia de IoT em seus negócios, seguido pela área de serviços (40%). Entre os benefícios da tecnologia destacados pelos entrevistados estão: eficiência operacional, apontada por 68% dos executivos brasileiros como o principal benefício, seguido por produtividade/agilidade e suporte à tomada de decisão com 58% e 46%, respectivamente.
Desafios de investir em IoT
Quanto aos desafios da adoção de IoT no país, as incertezas do cenário econômico do país, a pandemia e a necessidade, cada vez maior, de justificar os investimentos de IoT, provavelmente, foram as causas que levaram 44% dos respondentes brasileiros a colocar o item de viabilidade financeira como principal inibidor para a adoção dessa tecnologia. Já nos demais países, o orçamento é o maior impeditivo para 45% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece um tema cuja importância já apareceu na edição de 2019 do estudo: a cultura organizacional, que foi apontada por 33% dos executivos brasileiros e por 37% dos países hispânicos como principal barreira para as iniciativas de internet das coisas.
O artigo foi publicado por Forbes
Por Luiz Gustavo Pacete