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Não existe mais negócio sem tecnologia no varejo

Portal LABFIN PROVAR – Tecnologia no varejo

O uso da tecnologia no varejo é um importante diferencial competitivo no mercado, entretanto, é preciso entender seus benefícios e estratégias nos negócios para manter a continuidade desses investimentos e desenvolvimento da empresa.

Com tecnologia, todos os setores de uma empresa ganham autonomia para desenvolver suas próprias soluções.

Em outras palavras, a resolução de desafios de negócios torna-se mais fácil e diversa. Além disso, outro objetivo é disseminar as ferramentas tecnológicas em diversas áreas.

Assim como também aproveitar as opções tecnológicas presentes no mercado para oferecer experiências cada vez melhores aos consumidores.

A história do varejo

Se buscarmos a história do varejo, será possível encontrar um comportamento tradicional e bem comum há bem pouco tempo atrás.

varejo era um negócio de muito “olho no olho” e pouca tecnologia.

A personalização acontecia em pequena escala, quando o dono do mercadinho lembrava que a Dona Maria comprava o extrato de tomate da marca X às sextas-feiras para preparar a macarronada do final de semana.

Nesses tempos, o máximo de tecnologia era ter um terminal PDV, um leitor de código de barras e conexão com a operadora de cartão de crédito.

Hoje podemos dizer que a tecnologia no varejo não é mais uma opção, e sim necessidade estratégica.

varejo deixou de ser analógico– agora, só consegue crescer e manter a conexão com os clientes quem é tech. E, nessa transformação, tudo muda no setor.

Nesse cenário, é possível constatar essa transformação nos novos modelos de negócios como marketplaces, ecossistemas, delivery, dark stores e one click shopping que dependem de muita tecnologia para acontecer.

Universo dos negócios tech

Atualmente, por exemplo, há muitas estratégias de atração do cliente usadas pelo varejo.

Podemos citar algumas os programas de fidelidade que buscam como ponto essencial a eficiência nas vendas identificadas.

Quanto maior o índice de vendas identificadas em uma loja, mais fácil para o varejista saber detalhes sobre o perfil de seu cliente e também o seu comportamento de compra.

Para ter o mínimo de eficiência, o e-commerce depende de dados e sendo assim, no ambiente digital, 100% das compras são identificadas.

Entretanto, essa é uma realidade que faz cada vez mais sentido para o varejo físico também.

É por isso que, no varejo, todo lugar é lugar para ser tech e os dados estão no centro do universo dos negócios.

Aprofundamento nas novidades 

Os varejistas já inseridos no contexto digital, seja via e-commerce e/ou apps, têm conseguido se adaptar mais facilmente à nova realidade do consumidor.

É importante ressaltar que transformação digital deixou o mercado mais competitivo e estar atento e sempre atualizado com as novidades do mercado, é essencial!

Publicado por LABFIN PROVAR

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