HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Apoio à diversidade e inclusão no mercado de TI

dataRain, empresa parceira AWS, realiza ações para ajudar na transformação do mercado de tecnologia, deixando o setor ainda mais inclusivo 

 

Muito mais do que ser reconhecida por cuidar do meio ambiente, uma empresa para prosperar na agenda ESG precisa promover impacto social positivo e adotar uma conduta corporativa ética. Isto porque, o “meio ambiente” é uma das três letras da sigla, que, na tradução literal significa: meio ambiente, social e governança (Environmental, Social and Governance). 

Na dataRain, a diversidade e a inclusão fazem parte da rotina da empresa e refletem muito mais do que metas ou números, mas uma forma de mostrar o pensamento da organização, que tem colaboradores dos 18 aos 70 anos, convivendo juntos nos desfios diários. 

Ao respeitarem conhecimentos e necessidades diferentes, todos crescem e suas  perspectivas e potenciais, fortalecendo a equipe de maneira geral. Como resultado, o ambiente de trabalho é diversificado e inclusivo, resultado em mais comprometimento da equipe, que vê na empresa uma parceira. 

Qual a diferença entre diversidade e inclusão? 

Antes de mais nada, é importante conhecermos os conceitos. Diversidade e inclusão são dois conceitos interconectados, mas estão longe de serem intercambiáveis. A diversidade é sobre a representação ou a composição de uma entidade. A inclusão é sobre quão bem as contribuições, presença e perspectivas de diferentes grupos de pessoas são valorizadas e integradas em um ambiente. 

Um ambiente onde muitos gêneros, raças, nacionalidades, orientações sexuais e identidades diferentes estão presentes, mas apenas as perspectivas de certos grupos são valorizadas ou carregam alguma autoridade ou influência, pode ser diverso, mas não é inclusivo. 

 

O que é diversidade e inclusão no local de trabalho? 

Um local de trabalho diversificado e inclusivo é aquele que faz com que todos, independentemente de quem sejam ou do que façam pela empresa, se sintam igualmente envolvidos e apoiados em todas as áreas do local de trabalho. A parte “todas as áreas” é importante. 

A dataRain persegue a meta de ter diversidade em seu recrutamento, em cada um de seus departamentos e em sua liderança, buscando uma inclusão genuína e não mero “tokenismo”. Um local de trabalho inclusivo não tem apenas uma diversidade de pessoas presentes, tem uma diversidade de pessoas envolvidas, desenvolvidas, capacitadas e confiáveis ​​pelo negócio. 

 

A diferença entre diversidade, inclusão e pertencimento? 

A diferença entre diversidade, inclusão e pertencimento é que a diversidade é a representação de diferentes pessoas em uma organização, a inclusão é garantir que todos tenham oportunidades iguais de contribuir e influenciar todas as partes e níveis de um local de trabalho, e pertencer é garantir que todos se sintam seguros e podem trazer seu eu completo e único para o trabalho. 

 

Diversidade e inclusão no mercado de TI brasileiro 

TI é a área que mais cresce no Brasil e no mundo. Recentemente, a consultoria McKinsey lançou um estudo no qual aponta que o Brasil terá um gargalo de 1 milhão de profissionais de tecnologia até 2030 – maior que qualquer outro setor.  

Além disso, 35% dos cursos da área de TI não obedecem aos requisitos básicos demandados pelo mercado – ou seja, grande parte dos futuros profissionais irão precisar se especializar e realizar cursos paralelos ou após a graduação para atingir os requisitos das empresas.  

Quando se observa em perspectiva, o gargalo fica ainda mais preocupante. Em 2018 o número de vagas abertas era de 100 mil. Em 2021, chegou a 200 mil. Estima-se que em 2024 serão cerca de 300 mil vagas, com o número crescendo ano a ano.  

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil forma, hoje em dia, anualmente cerca de 45 mil profissionais de TI – número que só aumenta o gap de vagas.  

Apesar de ainda ser uma área predominantemente masculina, já se observa em algumas empresas do setor a criação de equipes focadas em DE&I, que oferecem mais oportunidades para o crescimento profissional de seus colaboradores. Com o próprio setor trabalhando em prol da Diversidade e Inclusão haverá um avanço do ecossistema, com inclusão de mulheres,  pessoas negras,  LGBTI+ e com deficiência na área de  TI. 

 

Mulheres na TI 

Na vanguarda do mercado de Tecnologia da Informação (TI), contamos com 30% de mulheres em nosso quadro de colaboradores. O número é superior à média do mercado, que é 18%. Entre a liderança, o número é ainda maior: 56% dos cargos de chefia são ocupados por elas, na contramão da estatística do setor, que, de acordo com o IBGE, conta com apenas 11% de líderes femininas.  

Mesmo acima da média, a meta da dataRain é estar de acordo com a realidade populacional do local onde estamos. No estado de São Paulo, por exemplo, a proporção é de 51% de mulheres e 49% de homens. 

A empresa busca reproduzir esse cenário dentro da companhia, por meio de projetos que buscam capacitar mulheres na área de tecnologia e orientá-las sobre como se posicionar nesse mercado. 

 

Mais ações para capacitação e inclusão  

A Governança da dataRain vai desde a lisura dos processos corporativos, evitando discriminação e assédio e inclui boas práticas de gestão de pessoas.  

A empresa realiza treinamentos constantes para todos os colaboradores, explanando sobre código de conduta, normas de compliance, proteção da privacidade de dados e políticas contra assédio moral e sexual na companhia. 

A dataRain não, somente orienta como usa as boas práticas de gestão de pessoas para incentivar a capacitação dos colaboradores. A equipe conta com mais de 160 certificações oficiais da AWS.   

Além de custear a inscrição para a prova de certificação, a dataRain promove treinamentos internos para preparar os colaboradores para este momento, um grande orgulho para empresa e benefício para os profissionais. A retenção de talentos é extremamente alta por conta de todos esses incentivos.  

 

Escola da Nuvem: capacitação profissional inclusiva 

A dataRain é uma das empresas fundadoras da Escola da Nuvem, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que prepara estudantes para carreiras na nuvem e os conecta a empregadores em potencial, promovendo a ascensão social desses jovens por meio da educação técnica. 

Além da formação, por meio de cursos gratuitos e interações com  profissionais experientes em Cloud Computing, a iniciativa traz a força de empresas de tecnologia dispostas a garantir a empregabilidade de seus alunos. 

Trata-se de uma escola virtual, aberta para todos, promovendo a disseminação gratuita do conhecimento para treinamento de pessoas, dando, inclusive, oportunidade aos mais vulneráveis, pois está ligada à geração de impacto social e auxílio aos que mais precisam. 

 

dataRain no caminho da diversidade e inclusão e das metas ESG 

Certa de que ainda está iniciando sua jornada dentro da agenda ESG e na área de diversidade e inclusão, a dataRain vem se colocando como uma consultoria que abre portas para a inclusão e capacita talentos.  

O entendimento de que uma empresa não é uma ilha e de tem um importante papel social a ser seguido é o norte das ações da dataRain, que vão além do marketing, mas vistas como uma forma de fazer a diferença na sociedade e atender aos anseios de consumidores e stakeholders igualmente conscientes de seus papéis dentro dessa mudança de paradigma 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO