HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Open Health é tecnologia a favor da saúde

Conceito de Open Health garante dados de pacientes integrados e seguros, disponíveis onde quer que seja feito o atendimento, garantindo agilidade e mais precisão os diagnósticos 

Históricos completos de pacientes, mantidos com segurança, mas disponíveis em qualquer atendimento médico, não importa o local. Este é o conceito de Open Health, que traz dados integrados e acessíveis dos registros eletrônicos de saúde, de forma unificada, mesmo que gerados em diferentes sistemas. Esta interoperabilidade é possível graças à computação em nuvem e pode ser crucial para melhorar a qualidade do atendimento e auxiliar diagnósticos mais precisos. 

Na prática, isso significa que, ao passar por consultas com médicos de diferentes especialidades, o paciente terá seus dados prontamente disponíveis em toda a rede envolvida. Desta forma, o paciente seria rapidamente identificado com o compartilhamento de informações como: 

 

  • Contato; 
  • Convênios médicos; 
  • Histórico médico e familiar, como alergias, doenças e medicamentos em uso; 
  • Histórico de vacinação; 
  • Exames de imagens realizados e laudos; 
  • Registros de internações, cirurgias e procedimentos. 

 

Com o acesso às informações na nuvem, os protocolos de atendimento tornam-se mais ágeis e eficientes, com aplicação, inclusive, em consultas remotas, fomentando e respaldando a telemedicina.  

Open Health e Telemedicina 

O Open Health também contribui ativamente para a eficácia da telemedicina, que atualmente oportuniza acesso a atendimento médico remoto com qualidade e rapidez, prometendo ser uma solução para esvaziar filas de atendimento em pronto-socorros, já que a comunidade médica reconhece que 80% das consultas realizadas em postos de saúde podem ser solucionados por meio da Telemedicina. 

De acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), a telemedicina, regularizada no País desde maio de 2022, totaliza mais de 6,5 milhões de consultas, desde abril de 2020, quando começou a ser praticada.  

Com a nuvem, a telemedicina ganha em velocidade e estabilidade, pois a estrutura consegue lidar com grandes volumes de dados, possibilitando as chamadas de vídeo de forma eficaz. Além disso, com dados de pacientes disponíveis no sistema é possível ter mais insumos para diagnósticos cada vez mais qualificados.  

Open Health e Pesquisas Cientifícias 

O Open Health pode ir muito além do atendimento individual, podendo trazer benefícios ainda maiores. Não há como negar que a pandemia acelerou o desenvolvimento tecnológico, principalmente quando se trata de padrões abertos e interfaces de programação de aplicativos para facilitar a fluidez e o compartilhamento de dados entre vários sistemas eletrônicos de registros de saúde e repositórios de dados. 

 

Além de contribuir para o desenvolvimento de vacinas para a Covid 19, os bancos de dados podem ser acessados entre laboratórios e instituições cientificas, que compartilham suas impressões e resultados de pesquisas, colaborando para a criação de novos medicamentos para doenças graves.  

 

Essas informações podem ser avaliadas para identificar tendências, problemas e desenvolver soluções. Com isso, os  é possível ter uma visão geral das condições médicas mais prevalentes. A produção dessas visualizações teria sido impossível sem a computação em nuvem na área da saúde. 

A tecnologia trabalhando para a saúde: a interoperabilidade digital 

De acordo com pesquisa realizada pela McKinsey as receitas globais de saúde digital aumentarão de US$ 350 bilhões em 2019 para US$ 600 bilhões em 2024 e entre os investimentos, estão tecnologias para garantir a interoperabilidade dos sistemas.  

Com a interoperabilidade é possível a troca de informações entre vários sistemas, de forma que possam atuar cooperativamente fixando as normas, políticas ou padrões. 

FHIR Works AWS 

Como resultado, os serviços de interoperabilidade comerciais e de código aberto estão ficando online, por intermédio do FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources) Works on AWS, uma nova Implementação de Soluções da AWS que pode ser usada para criar uma interface de Recursos Rápidos de Interoperabilidade de Assistência Médica, com aplicações e dados médicos existentes.  

 

O FHIR Works conta com kit de ferramentas de software de código aberto que atua por meio da implementação sem servidor para fornecer APIs FHIR suportando a maioria dos tipos de recursos e operações de FHIR. O FHIR Works on AWS também inclui padrões de arquitetura para o design e a construção de integrações com sistemas existentes. Fornecedores de software independentes, integradores de sistemas e provedores de serviços de assistência médica podem usar uma solução para melhorar o acesso a dispositivos móveis e portais da web com APIS padrão do FHIR.  

O FHIR Works on AWS usa o Amazon API Gateway para chamar os microsserviços da solução (funções do AWS Lambda). Esses micros interagem com o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), onde o Amazon DynamoDB e o Amazon Elasticsearch Service atuam para executar e restaurar e construir uma API de índice de dados dos clientes pode pesquisar.  

Venha para o futuro com a dataRain  

A organização de dados,  promovendo o compartilhamento, ajuda na tomada de decisão para tratamentos, e desenvolvimento de novos medicamentos é o futuro da saúde.  Muito mais do que acelerar a telemedicina, a tecnologia está trazendo uma transformação digital global completa, contribuindo ativamente para a evolução do setor.  

A dataRain, uma das principais parceiras AWS no Brasil, tem experiência em projetos relevantes de telemedicina e interoperabilidade, realizados em parceria com grandes hospitais, por meio da implantação de tecnologias como Big Data, Data Lake, Analytics e Machine Learning, além da Inteligência Artificial (IA), que garante resultados de buscas mais assertivos, além de projetos de Infraestrutura de Nuvem suportando os principais sistemas de missão crítica de clínicas e laboratórios, com soluções de Big Data para sequenciamento genômico, pesquisas, processamento e armazenamento em nuvem de imagens médicas digitais, entre outras soluções. 

 

Com a dataRain é possível garantir todas estas soluções para a saúde, com a certeza de uma equipe experiente e preparada. Escolha a dataRain como sua parceira para a transformação digital da saúde.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO