HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quais tecnologias são indispensáveis para o varejo atualmente?

 

Diferentes sistemas surgiram nos últimos anos para ajudar a gestão das empresas e potencializar novos negócios. Não à toa, tecnologia e varejo andam lado a lado atualmente.

O varejo é um dos melhores termômetros do desempenho econômico de um país. Quando as vendas estão aquecidas, é sinal de que as pessoas estão com dinheiro para consumir.

Sendo assim, o contrário também é válido: desaceleração nas vendas indica queda na renda.

Por isso, é considerado uma área fundamental para qualquer país e, portanto, merece atenção especial no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Ações de transformação digital

Uma pesquisa da Cortex mostra que o varejo é o setor que mais investe em ferramentas de TI ao lado do mercado financeiro.

Já o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostra que 87% dos varejistas possuem ações de transformação digital e quase a metade deles (44%) já investe mais de 1% do faturamento bruto em inovação e digitalização.

Mas diante de tantas opções, quais ferramentas podem ser consideradas indispensáveis para o varejo atualmente? Confira uma lista com soluções que realmente fazem a diferença:

1 – Soluções de experiência do cliente

Deixar o cliente satisfeito nem sempre é fácil, mas é de longe um dos principais objetivos de qualquer varejista atualmente.

Certamente a pessoa que é bem atendida, que encontra produtos e serviços customizados e consegue ter melhores condições de consumo vai ficar mais feliz com a marca.

Para alcançar isso, é preciso utilizar as melhores soluções tecnológicas capazes de coletar as informações mais importantes sobre cada perfil de consumidor.

A partir daí, é possível desenvolver as melhores estratégias.

2 – Blockchain como segurança

A tecnologia blockchain está em evidência em diferentes setores e, evidentemente, não é diferente com o varejo.

Ela é a base para o desenvolvimento dos criptoativos, como os tokens e Bitcoin, e tem a capacidade de criptografar a informação digital em pequenos blocos que se agrupam no seu destino como uma corrente (daí o nome em inglês).

É um recurso fundamental para os varejistas porque pode ser utilizada tanto para proteger as transações financeiras dos consumidores, como também os dados digitais referentes à gestão do negócio.

3 – Computação em nuvem

cloud computing não é mais uma novidade – há pelo menos dez anos ela está presente em pequenas e grandes empresas.

Mas nem por isso deixa de ser fundamental. Pelo contrário, cada ano que passa fica mais evidente a necessidade de contar com soluções na nuvem para otimizar a gestão e a produtividade do negócio.

Portanto, com sistemas em cloud, é possível agilizar a tomada de decisão, uma vez que as informações mais importantes estão à disposição sempre quando o gestor precisar.

4 – Controle de estoque

Seja uma loja física ou virtual, ter um bom controle do estoque de produtos é fundamental para o varejo.

Não há nada mais frustrante do que a pessoa se interessar por um produto e, no fim, descobrir que não há mais modelo disponível.

É necessário encontrar soluções capazes de integrar o estoque com o fluxo de caixa e os sistemas de gestão, permitindo que as informações sejam atualizadas em tempo real.

Assim, é possível ter uma visão completa de todos os processos e reduzir a ruptura de produtos.

5 – Pagamento inteligente

“Você quer pagar no crédito e no débito?” Quem nunca ouviu essa pergunta na hora de pagar algo no varejo, não é mesmo?

As soluções de pagamento exercem grande influência no poder de decisão do consumidor. Uma boa experiência na hora de finalizar as compras pode determinar a fidelização ou não da pessoa à marca.

Por isso, para além do investimento em meios tradicionais, como dinheiro e maquininha de cartão, é necessário oferecer novas opções, como criptomoedas, PIX e transferências digitais.

6- Metaverso

Além de fazer relacionamento e gerar tráfego, o Metaverso pode ser uma boa estratégia para quem quer aumentar suas vendas no varejo.

Afinal, é possível oferecer uma experiência aos consumidores antes mesmo de consumirem o produto e serviço.

Imagine uma loja de sofá, onde você poderá sentar e perceber se essa mobília combina com a estrutura da sua casa. Isso é possível no Metaverso!

Embora seja algo novo, muitas empresas estão buscando entender mais sobre esse universo para ampliar seus negócios.

Novas oportunidades de negócio

No LabData há um curso de extensão que tem exatamente como proposta apresentar de forma prática e rápida a geração de oportunidades no Metaverso, fornecendo ferramental que posicionará empresas e profissionais para atuarem e vislumbrarem novas oportunidades de negócio.

 

Publicado por IBEVAR.

Conheça nossos serviços e eleve seu potencial às nuvens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO