HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que é um balanceador de carga (load balancer)?

Um dos principais problemas que podem ocorrer quando uma aplicação ou um sistema começa a receber muitos acessos é a lentidão causada aos usuários.

Essa situação pode ocasionar diversas reclamações, e caso você seja uma pessoa experiente nessa área, provavelmente teve que encarara isso.

Neste caso, a melhor solução, é a utilização do balanceador de carga, conhecido também como load balancer. Acompanhe esse artigo e entenda exatamente como ele funciona!

Load Balancer

Como o próprio nome já indica, o load balancer possui como principal função fazer o balanceamento de cargas.

Ou seja, ele será o responsável por manter o equilíbrio entre duas tarefas: a carga de trabalho e o direcionamento das diversas requisições que uma aplicação pode fazer.

A principal vantagem do load balancer é que ele pode ser implantado tanto em hardware, software como também para os dois em conjunto.

Neste sentido, o load balancer possui diferentes maneiras para ser implantado e trabalhado, são elas: Round-Robin (RR) e o master/slave.

O que é Round-Robin (RR)

Esse modelo funciona da seguinte forma: todo e qualquer requisição que chegar à aplicação ou sistema será distribuído igualmente por todos os componentes do cluster.

Assim, é possível alternar entre as requisições e entre os componentes, o que garante também uma proteção contra falhas.

Por exemplo: caso uma falha ocorra ou um dos componentes tenham algum problema, o Load Balancer consegue identificar, retirar da distribuição e então ele continua a encaminhar as requisições para os outros componentes que estão ativos.

Round Robin DNS - Knowledge Base - bodHOST

Master/Slave

O modelo master/slave funciona assim: essas duas composições são referentes ao servidor principal (master) e o servidor intermediário (slave).

Todas as requisições serão enviadas para o servidor master, e somente nos casos onde algum problema ocorrer, é que as requisições serão encaminhadas para o servidor intermediário, que seria o slave.

Essa opção de modelo é utilizada principalmente em sites ou portais de notícias que recebem um grande tráfego de visitantes.

The classical Master/Slave Model. A single process coordinates ...

Confira aqui quais são os principais serviços que a dataRain oferece para a sua empresa, e comece a migrar para a computação em nuvem!

E você? Já sabia o que era um load balancer? Deixe nos comentários qual foi a sua impressão ou qualquer dúvida que tenha surgido!

 

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO