HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Qual a diferença entre armazenamento de arquivos, blocos e objetos?

Existem atualmente três formas diferentes para o armazenamento, são eles: em arquivos, em blocos e em objetos.

Os diferentes tipos de armazenamento possuem capacidade e também limitações diferentes, mas no geral, eles guardam, organizam e também apresentam os dados.

O armazenamento de arquivos serve para organizar os arquivos em pastas de forma hierárquica; o de blocos serve para separar os dados que possuem volumes semelhantes, mas de forma arbitrária; e o de objetos gerencia e vincula os dados a metadados que são associados.

Confira a seguir detalhadamente como esses tipos diferentes de armazenamentos funcionam na prática.

Armazenamento de arquivos

Conhecido também como armazenamento em nível de arquivos, o armazenamento de arquivos fez exatamente o que seu nome diz.

Ele organiza e separa os dados únicos ou semelhantes dentro de uma pasta. Quando você precisa acessar esse dado, você irá procurar pelo caminho da pasta onde ele foi salvo.

É como se fosse um catálogo feito por uma biblioteca para separar de forma mais fácil os livros de um mesmo autor ou tema.

O armazenamento de arquivos é o tipo mais antigo e utilizado no mundo inteiro, pois é a forma mais simples e intuitiva de guardar dados.

Armazenamento de blocos

O armazenamento de blocos, por sua vez, separa os dados em blocos e o seu armazenamento é feito em vários pedaços que são separados.

Cada um desses blocos irá receber um identificador que é totalmente exclusivo, e isso irá permitir que o sistema coloque os menores dados disponíveis no espaço onde for mais conveniente.

Na prática, significa que um certo dado pode ser armazenado em um sistema Linux e outro dado em um sistema Windows.

Esse tipo de armazenamento não necessita de um único caminho, e isso faz com que a busca por um dado se torne muito mais rápida.

Apesar de ser mais rápido, ele também é um tipo de armazenamento mais caro, e também oferece um trabalho maior para os desenvolvedores pela necessidade de utilizar banco de dados.

Armazenamentos de objetos

O armazenamento de objetos também é muito conhecido como armazenamento baseado em objetos, e ele é uma estrutura totalmente plana onde os arquivos são separados em pedaços e distribuídos pelos elementos que possuem de hardware.

Os dados são fragmentos em outras unidades que são separadas, e para isso se dá o nome de objetos.

Esse armazenamento ocorre em repositórios, diferentemente dos arquivos e dos blocos que ficam nos servidores.

Para armazenar objetos é necessária uma simples interface de programação aplicação, conhecida também como API HTTP.

Esse tipo de armazenamento é muito econômico, pois você só irá pagar por aquilo que você realmente utilizar.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre armazenamento em arquivos, em blocos e em objetos, confira as soluções que a dataRain oferece.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO