HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Gerenciamento financeiro na nuvem com a AWS

Eram duzentos metros para a felicidade. Após amealhar dez cruzeiros vendendo garrafas e jornais antigos, era só descer a Ulisses Ramos de Castro, virar na Felicio Tarabay à esquerda, e logo na primeira esquina estava ali:  Padaria e Mercearia Trigal.
Atrás do balcão, com cabelos grisalhos, óculos e sempre calado, o sexagenário Seu João era o meu atendente favorito. Generoso com as crianças, eu sempre acabava voltando para casa com mais balas de caramelo que os meus escassos dez cruzeiros podiam pagar. Era o moto contínuo das balas; pura generosidade silenciosa lusitana .  Do norte de Portugal, seus filhos Emídio, Walter e Joãozinho completavam o staff da Padaria. Emídio recebia as mercadorias e organizava as prateleiras, Walter fazia as entregas com sua bicicleta, e Joãozinho rodava fornadas de pão de madrugada e fazia o atendimento no balcão.
Seu João, o patriarca, sempre andando com um lápis preso à aba da sua orelha direita, anotava os gastos das compras semanais dos clientes nas cadernetas de vendas à fiado, fazia todos os recebimentos e pagamentos, falava com o contados sobre os livros fiscais e pagamento de impostos.
Nesta analogia sentimental, Seu João seria   o CFO, Emídio o Diretor de Supply Chain, Walter o Gerente de Logística e Joãozinho acumulava duas funções:  Diretor de Produção e Customer Experience. Anos se passaram, o generoso Seu João pegou o cometa e deixou esta arquitetura em noventa e um, mas seus filhos continuaram o seu negócio, que perdura até hoje no mesmo local.
Mas, o que você está escrevendo, quando foi solicitado a elaborar um texto sobre “O gerenciamento financeiro na nuvem com a AWS?” Por que esta abordagem tão nostálgica? Ao receber a solicitação, fiquei refletindo sobre a  visão simplista de muitos sobre as atribuições de um CFO, sempre analisada como mera gestão financeira. Para muitos, o CFO é o Seu João, o CFO da padaria…
No furacão da economia digital, o CFO ocupa o centro do palco como protagonista , e não como figurante. Cabe à ele a difícil tarefa de mitigar os riscos associados à transformação digital. Na rápida substituição de métodos tradicionais por transações digitais mais eficientes, as atividades dos CFOs excedem em muito o escopo de meros relatórios gerenciais, gestão de fluxo de caixa e análise de P&Ls, uma visão limitada e cartesiana das suas atividades: visão Padaria e Mercearia Trigal.
Não basta para um CFO entender de análise financeira: o que se espera desta liderança numa economia cada vez mais inovadora e shumpeteriana, é que ela precisa executar sob uma visão clara de como a tecnologia pode ser utilizada para viabilizar o crescimento e aumentar a eficiência dos seus negócios. Os CFOs precisam ter conhecimentos nos campos de desenvolvimento, implementação de sistemas e analítica de dados. Não importa se estiver desenvolvendo um plano estratégico para transformação digital, fazendo o oversight da implementação de novos sistemas ou monitorando a performance da operação contra os seus objetivos, o CFO deve estar no topo de todas as implementações digitais.
Aqueles próximos às atividades de um Chief Financial Officer (CFO) sabem que a sua principal atribuição é assegurar que os recursos financeiros da sua empresa serão  usados da melhor forma possível para atingir os objetivos estratégicos da empresa. Este conjunto de atribuições remeteu a grande maioria dos CFOs a serem entusiastas e apoiarem enfaticamente a migração e a adoção da nuvem computacional como a principal infraestrutura digital para os seus negócios, e no centro deste tema se encontra a pioneira nas soluções em Cloud Computing: Amazon Web Services (AWS).
A utilização da nuvem computacional AWS permite uma enorme agilidade para acompanhar o seu crescimento corporativo, oferecendo mais de duas centenas de serviços digitais em várias regiões geográficas ao redor do mundo, com custos muito acessíveis, elevada redundância e disponibilidade continua e escalável  para o armazenamento, processamento e provimento de serviços de conteúdo com ambientes seguros e plenamente auditáveis.
Além de viabilizar uma redução (mínima) de vinte e cinco por cento nos custos de infra estrutura computacional, a migração para a nuvem permite aos executivos focarem nas questões maiores como estratégias para abordagem de novos mercados, desenvolvimento de novos produtos e serviços, contando com uma plataforma digital ágil, de baixo custo e escalável.
Seu João sequer sabia os fundamentos básicos da língua inglesa, mas certamente ficaria encantado com o que hoje um CFO é capaz de fazer com o auxílio de uma nuvem computacional AWS.
Evoluir com a AWS é evoluir sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO