HOME

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Ciências Biológicas e sua relação com a Saúde

 

As Ciências Biológicas, comumente conhecida como Biologia, é uma ciência muito ampla. Os profissionais em formação estudam desde a estrutura macro de uma célula, perpassando por Física, Química, questões socioambientais e muito mais. Portanto, a pergunta da vez é: o que faz o profissional de Ciências Biológicas?

O que são as Ciências Biológicas?

As Ciências Biológicas, ou Biologia, estuda não só a vida e tudo que é orgânico, como também as interações entre elementos vivos e não vivos. Ou seja, a Biologia é uma ciência que necessita aprofundar-se em muitos aspectos para compreender as dinâmicas gerais da interação entre seres vivos e o meio.

A Biologia busca compreender o funcionamento e a origem dos seres e da matéria. Através de análises que contemplam a Evolução, a Citologia, a Antropologia, as Geociências, entre outras, forma-se uma teia analítica para o estudo originário do homem, dos microrganismos, animais e plantas, bem como o funcionamento de cada um dos seus sistemas.

Além disso, as Ciências Biológicas fazem parte da área da saúde. Isso mesmo, um biólogo é um profissional da saúde, assim como um médico ou um enfermeiro. Ou seja, o serviço prestado pelo profissional de Ciências Biológicas, independente do setor em que irá ocorrer a atuação, diz respeito a saúde e ao meio ambiente.

A atuação do biólogo

Abaixo, segue uma lista de alguns dos setores passíveis de atuação para profissionais de Ciências Biológicas não necessariamente voltados a Saúde:

  • Academia: a pesquisa é almejada por muitos profissionais da saúde. E, muito importante para a sociedade. Desse modo, muitos biólogos optam pela carreira acadêmica, realizando mestrado, doutorado, pós-doutorado e assim por diante;
  • Sala de aula: muitos biólogos acabam por tornar-se professores, tanto em escolas quanto em universidades;
  • Laboratórios: a atuação laboral é importantíssima ao nível social. É nesse espaço que são realizadas pesquisas e produções, como a da vacina do COVID-19, por exemplo;
  • Zoológicos, Aquários e Reabilitação de Animais: apesar de espaços distintos, a atuação prática em zoologia é desejada por muitos estudantes de biologia e é um setor fundamental na área;
  • Viveiros de Plantas: a reprodução, distribuição e pesquisa em Botânica são importantíssimas para, por exemplo, realizar o manejo de ecossistemas, reflorestamento e muito mais;
  • Agronegócio: o principal setor da economia brasileira também contrata biólogos, mas, em espacial, empresas mais cautelosas e preocupadas com o meio ambiente. Isso se deve a necessidade de observação e análise de implementação do agro, sem que haja a alteração completa do meio, assim como catástrofes ambientais envolvendo queimadas, desmatamento, entre outras.

Por fim, percebe-se que a Biologia abraça outras tantas ciências, assim como anda de mãos dadas com outros profissionais. Também, em sua aplicabilidade, traz opções variadíssimas de atuação ao profissional de Ciências Biológicas.

Como a tecnologia pode ajudar o Biólogo?

Nas últimas décadas, houve uma considerável evolução nas tecnologias para estudo, análise e compreensão de questões pertinentes às ciências biológicas, gerando novas profissões e, é claro, impulsionando as ferramentas para pesquisa em diversos setores relacionados. Um destes setores é a Bioinformática, uma grande ciência multidisciplinar.

Bioinformática, bem como a Biologia Computacional, são dois grandes campos científicos que estão em avanço cada dia mais, devido ao crescimento de grandes bancos de dados de genesmoléculas e proteínas. Poder compreender melhor a Biologia utilizando técnicas computacionais, como a programação e tecnologia em nuvem, por exemplo, é fundamental nas pesquisas que buscam descobrir novos medicamentos e tratamentos inovadores para combater várias doenças.

Atualmente, a multidisciplinaridade toma conta de todas as profissões. Aliás, é muito difícil ver um profissional super eficiente que não busca conhecimentos em outras áreas. Portanto, a união de duas grandes áreas como a Biologia e a Informática é capaz de gerar grandes resultados.

Aqui seguramente podemos dizer que Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Analytics, são os principais componentes fundamentais para o avanço nas pesquisas realizadas por estes profissionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Escalabilidade com DevOps na Pakman

A Pakman é uma Loghtech especializada em serviços de Last Mile. Desde desenvolvimento à execução de soluções para empresas que possuem necessidade

Quer Conhecer mais?
Nuvem AWS é com dataRain.
ENTRE EM CONTATO